Diferente do que muita gente pensa, as eleições municipais são fundamentais para as eleições gerais que vão acontecer em 2026. Elas são importantes porque atualizam o cenário político e definem a força eleitoral dos partidos políticos e dos candidatos interessados em disputar as eleições em 2026.
Tomemos como exemplo as eleições para presidente da República. Antes mesmo dos resultados eleitorais das eleições municipais, elas já estão influenciando na principal eleição majoritária do país. O pleito municipal em São Paulo está tendo tamanha repercussão que dela emergiu a divisão no campo da direita e a emergência de um potencial candidato à presidência da República. O coach Pablo Marçal já critica abertamente Jair Bolsonaro, critica também Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e potencial candidato, e não esconde de ninguém sua intenção de disputar a Presidência da República. Outros desdobramentos virão após o resultado do pleito e, no caso de São Paulo, o desempenho de Boulos e de Nunes terá repercussão na disputa entre Lula e Bolsonaro.
Também a nível estadual, os resultados do pleito municipal vão influenciar, em maior ou menor grau, as eleições para governador na maioria dos estados brasileiros.
Na Bahia, por exemplo, as eleições municipais terão impacto no cenário eleitoral de 2026, no qual o centro da disputa deverá colocar novamente o governador Jerônimo Rodrigues contra o ex-prefeito ACM Neto.
O número de prefeitos que cada coligação vai eleger, as novas lideranças que podem emergir dessa disputa, o cenário nas maiores cidades do Estado, tudo isso impacta a eleição para governador em 2026.
A eleição para Prefeito de Salvador, por exemplo, se for decidida no 1º turno, transformará o prefeito Bruno Reis em uma liderança política de porte, com luz própria, que, deixando de ser apenas o candidato do ex-prefeito ACM Neto, passará a ter uma influência muito maior na disputa para o governo do Estado. Já Geraldo Jr., se não conseguir levar sua candidatura ao 2º turno, reduzirá sua importância política e, embora continue sendo o vice-governador do Estado, vai perder influência política e eleitoral.
Ainda que em proporções diferentes, o mesmo acontecerá em Feira Santana, onde uma disputa eletrizante entre Zé Ronaldo e Zé Neto definirá o futuro político de cada um e para onde vai pender a segunda mais importante região do Estado.
Embora tendo forte componente local, as eleições nas maiores cidades da Bahia serão um termômetro para avaliar a popularidade de cada grupo político e vão delimitar o peso político de cada liderança e de cada partido. Mas aqui também surge um ponto a ser considerado pois, ao contrário de outros estados, as 20 maiores cidades da Bahia detêm um percentual de pouco mais de 40% do eleitorado, o que dá a exata medida da importância política dos pequenos municípios e do forte impacto que terá as eleições municipais.
São eleições importantíssimas, pois dela saem novas lideranças e um novo cenário político que vai impactar as eleições para governador e deputados em 2026. (EP – 30/09/2024)