sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ELEIÇÃO EM FEIRA DE SANTANA SERÁ DECIDIDA NO 1º TURNO E SERÁ UMA AVANT-PREMIÈRE NA DISPUTA PELO GOVERNO DO ESTADO

Redação - 22/07/2024 08:59 - Atualizado 22/07/2024

Com a retirada da candidatura do deputado Pablo Roberto e o anúncio de que ele será o candidato a vice na chapa do ex-prefeito José Ronaldo foi batido o martelo: não haverá segundo turno em Feira de Santana.

A eleição na “Princesa do Sertão” será decidida no primeiro turno em uma disputa polarizada envolvendo os candidatos Zé Neto do PT, apoiado pelo Presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues, e Zé Ronaldo do União Brasil, apoiado pelo ex-prefeito ACM Neto e pelo PL de Jair Bolsonaro.

Não haverá 2º turno já que com a retirada da candidatura de Pablo Roberto, que detinha cerca de 10% das intenções de voto, sobraram apenas  Zé Ronaldo e Zé Neto, como candidatos competitivos,  além do empresário Carlos Medeiros, do Partido Novo, que tem algo como 1% das intenções de voto e  dificilmente elevará significativamente esse percentual. Assim o jogo político terá de ser jogado já no 1º turno.

O jogo está jogado, ou quase, pois falta o candidato do PT escolher o candidato a vice de sua chapa. O União Brasil moveu as peças do xadrez político com competência e mobilizando seus apoiadores pressionou o PSDB, estadual e nacional, pela retirada da candidatura de Pablo Roberto, um ex-petista, que flertava com o governo Jerônimo, e aparecia como a terceira via na disputa.

Agora, o PT terá de agir com a mesma competência e atrair um nome de peso que seja capaz de se contrapor a chapa montada pelo União Brasil. Esse nome precisa ser capaz de atrair uma parcela do eleitorado de Pablo Roberto, inclusive parcelas da classe média resistentes às propostas do PT.

Mas, independente de qualquer coisa, o que se avizinha é uma disputa eletrizante. Num lado do ringue está o deputado Zé Neto, apoiado pelo presidente Lula, pelo senador Jaques Wagner e pelo governador Jerônimo Rodrigues, um apoiador especial, pois tem fortes ligações com Feira de Santana onde já morou e trabalhou, e deve entrar de cabeça na campanha e jogar todo seu peso político e da máquina que comanda.

No outro lado, está Zé Ronaldo, ex-prefeito, bem avaliado pela população, que o considera um bom administrador, que focou em projetos de infraestrutura e no estímulo à economia local, e que conta com o apoio do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, para quem  a vitória é crucial para suas pretensões políticas. Na verdade, a eleição em Feira de Santana será uma  “avant-première” da disputa que ocorrerá em 2026 entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto pelo governo do Estado.

Nessa disputa, a estratégia de comunicação será fundamental e não haverá segundo turno para fazer os ajustes e adaptações. Zé Neto vai tentar federalizar a campanha e trazer o presidente Lula para falar com o eleitorado feirense, enquanto tentará mostrar seu adversário como próximo de Jair Bolsonaro e Colbert Martins, cuja administração é muito mal avaliada. E Zé Ronaldo tentará municipalizar a campanha, mostrando o legado administrativo e desenvolvimentista de suas administrações e apresentar novas propostas. Será uma disputa eletrizante e vai ser decidida no 1º turno. (EP- 22/07/2024)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.