terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

COELBA FAZ ALERTA POR CONTA DE CHUVAS INTENSAS NA CIDADE; VEJA RECOMENDAÇÕES

Matheus Souza - 09/04/2024 11:37

As chuvas intensas que atingem Salvador devem  permanecer por mais alguns dias, gerando transtornos como quedas de árvores, deslizamentos de terra e desabamentos, o que geralmente acaba afetando a rede elétrica da cidade. Por conta disso, a Neoenergia Coelba emitiu orientações afim de reforçar a segurança dos cidadãos, dentro e fora de casa.

Uma dessas recomendações é ter atenção redobrada caso a chuva venha acompanhada de raios e relâmpagos, já que as descargas elétricas podem interferir nos eletrodomésticos, causando danos aos equipamentos e potenciais choques ou curtos-circuitos, o que pode acontecer principalmente em residências que não  possuam para-raios ou aterramentos devidamente feitos.

Nesse caso, é importante retirar os aparelhos da tomada – sempre calçado e com o corpo seco – e não utilizar o celular enquanto o mesmo estiver carregando. Em caso de alagamento no imóvel, recomenda-se desligar o disjuntor geral. Se o aparelho estiver na área alagada, a Neoenergia deve ser acionada imediatamente através do número 116.

Em caso de choque elétrico, a primeira atitude deve ser desligar a fonte de energia que está causando a descarga. Somente depois, sem tocar, tente afastar a vítima da fonte do choque, utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Após conseguir afastar a vítima, entrar em contato com o serviço oficial de socorro e manter a calma até a chegada dos profissionais.

Algumas outras recomendações de segurança que a Neoenergia Coelba traz:

– Fique atento caso alguma parede apresente umidade, especialmente se ela possuir circuitos elétricos e/ou tomadas. O seguro é manter distância e não conectar eletroeletrônicos no local, de forma a evitar o risco de choque;

– Durante uma tempestade, evite locais abertos como telhados, piscinas, praias e campos de futebol. Além disso, não procure abrigos sob árvores e postes. O recomendado é ficar dentro de casa até que a chuva passe;

– Não faça a manutenção ou instalação da antena de TV ou qualquer equipamento nos telhados enquanto estiver chovendo, pois realizar serviços em locais elevados e com objetos metálicos aumenta o risco de exposição aos raios. Se a antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

– Aos primeiros sinais de alagamento, desligue o disjuntor da casa. Em seguida, desconecte todos os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água; o alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia, pelo número 116. Quando o serviço for reestabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.

 

 

FOTO: Divulgação/ COELBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.