quarta, 22 de maio de 2024
Euro 5.553 Dólar 5.1251

SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES AMPLIA AÇÕES NA MICARETA DE FEIRA DE SANTANA

LUIZA SANTOS - 22/04/2024 18:32

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) fez um balanço positivo das ações desenvolvidas durante a micareta de Feira de Santana, que aconteceu de 18 a 21 de abril. A secretaria intensificou, no circuito da folia e em vários pontos da cidade, a campanha “Oxe, me respeite!”, oferecendo informações para garantir proteção às mulheres e o combate às violências de gênero. A Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres da SPM ficou aberta, por 48 horas, nos quatro dias da micareta e prestou serviços multidisciplinares nas áreas de Assistência Social, Psicologia e Segurança.

A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, destacou o alcance das políticas públicas realizadas em torno da proteção às mulheres, nesta festa de grande concentração popular. “A nossa equipe esteve presente todos os dias da micareta e, de maneira muito sensível, contribuiu para dar apoio e todo o suporte necessário às mulheres. É satisfatório perceber que é cada vez maior a sensibilização em torno das políticas de proteção, de cuidado e de respeito às mulheres. Infelizmente, registros de agressão e importunação ainda acontecem, mas é o nosso papel atuar, cada vez mais, neste enfretamento”, afirmou.

Na Unidade Móvel da SPM, foram registrados 11 atendimentos sobre importunação sexual, um caso de agressão e um caso de injúria. A campanha da proibição da pistola de água resultou na apreensão de uma pistola de água, a partir da abordagem policial no portal do circuito.

Ainda como parte das ações da SPM na micareta, o bloco “Lá vem elas” recebeu mil pulseiras com as frases: ‘Oxe, eu respeito às mulheres” e “Pelo fim da misoginia’. A ação foi realizada em parceria com os administradores do bloco, que tem 35 anos de existência, e nenhum incidente foi registrado.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.