sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

PREFEITURA LANÇA PACOTE COM 34 AÇÕES COM R$800 MILHÕES DE INVESTIMENTO PARA CELEBRAR OS 475 ANOS DE SALVADOR

Victoria Isabel - 14/03/2024 13:00 - Atualizado 14/03/2024

Para celebrar os 475 anos de Salvador, que faz aniversário em 29 de março, a Prefeitura preparou um mês inteiro de novidades para a população, beneficiando todas as regiões da cidade nas diversas áreas como saúde, educação, mobilidade e assistência social. A apresentação do pacote de ações de aniversário ocorreu nesta quinta-feira (14), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, com a presença do prefeito Bruno Reis, gestores municipais, demais autoridades e imprensa.

“Vamos fazer a maior e a melhor comemoração da história da cidade. Este ano é uma data simbólica, na qual Salvador completa 475 anos de fundação no próximo dia 29. É uma quantidade grande de entregas e eventos culturais, que vai durar um mês e acontecerá em toda a cidade. Tudo isso para celebrar o aniversário de Salvador”, declarou o prefeito Bruno Reis.

Serão realizadas 34 ações, entre inaugurações, início das obras de novos equipamentos para a capital baiana e entregas de novas praças, vias e moradias reformadas, num investimento do município de quase R$800 milhões. As entregas já começam nesta sexta-feira (15), com a nova via de ligação Avenida Gal Costa x Pau da Lima, que homenageará o artista plástico Jayme Figura, falecido este ano.

Entre os destaques da programação, está a inauguração do Hospital Municipal Veterinário, em Canabrava, no próximo dia 25; a ordem de serviço para início das obras do Complexo Multiuso Arena Salvador, na Boca do Rio, em 4 de abril; o começo da operação do trecho 2 do BRT, indo até a Estação da Lapa, em 8 de abril; além da entrega do Mercado Municipal, do Ecoponto e do Vale Central do projeto Novo Mané Dendê, no Alto da Terezinha, no dia 5 de abril.

Para seguir aprimorando a rede municipal de ensino, será inaugurada a nova Escola Municipal Clériston Andrade, em Pau da Lima, no dia 26 de março, e serão assinadas as ordens de serviço para demolição e reconstrução das escolas do Calabetão; do Alto das Pombas; e da Maria Constância Moraes de Carvalho, no Lobato. Ainda nessa área, serão entregues as novas quadras da Escolab Coutos.

Para reforçar a assistência social do município, a Prefeitura vai inaugurar duas novas unidades de Restaurante Popular, em Águas Claras e em Periperi, dentro do programa Vida Nova. Na saúde, será inaugurada a nova Unidade de Saúde da Família (USF) da Polêmica, em Brotas. E para ampliar a oferta de mercados populares da capital baiana, será entregue o novo camelódromo de São Cristóvão.

A programação vai até o dia 12 de abril, com praticamente uma ação por dia. No dia do aniversário de Salvador, 29 de março, que também será feriado de Sexta-Feira Santa, a festa será no Cabula e em Luís Anselmo, com a entrega dos campos de grama sintética Colina das Árvores e Baixão, respectivamente. Ao todo, serão oito campos inaugurados em diferentes pontos da cidade ao longo deste mês.

Calendário de entregas:

MARÇO

Dia 15 – Entrega da ligação viária Gal Costa x Pau da Lima

Dia 18 – Entregas do novo Restaurante Popular em Águas Claras e contenções de encostas das ruas Carlos Marighella (São Marcos), Pedro Ivo e Avenida Teles (Caixa D’Água)

Dia 19 – Assinatura da ordem de serviço para implantação das alças do viaduto de Pirajá

Dia 20 – Entrega da requalificação do entorno da Igreja Nossa Senhora dos Alagados

Dia 21 – Assinatura da ordem de serviço para demolição e reconstrução da Escola Municipal Maria Constância Moraes de Carvalho

Dia 22 – Entrega da nova via em Praia do Flamengo

Dia 23 – Entrega dos campos de grama sintética Pontal (São João do Cabrito), Santa Maria (Mirante de Periperi) e Rua Ivan Barreto de Carvalho (Stiep)

Dia 24 – Entrega do campo de grama sintética do Calombão (Alto da Torre)

Dia 25 – Inauguração do Hospital Municipal Veterinário de Salvador (Canabrava)

Dia 26 – Entrega da nova Escola Municipal Clériston Andrade (Pau da Lima)

Dia 27 – Entrega da requalificação da Rua Manoel Philomeno Miranda (Pituba)

Dia 29 – Entrega dos campos de grama sintética da Colina das Árvores (Cabula) e Baixão (Luís Anselmo)

ABRIL

Dia 1º – Assinatura da ordem de serviço para Demolição e reconstrução da Escola Municipal do Calabetão

Dia 2 – Inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Polêmica (Rio Vermelho) e da urbanização de áreas livres do BRT (estações Hiper e Cidadela)

Dia 3 – Entrega das novas quadras da Escolab Coutos

Dia 4 – Assinatura da ordem de serviço para construção do Complexo Multiuso Arena Salvador (Boca do Rio)

Dia 5 – Inauguração do Mercado Municipal, Ecoponto e Vale Central II do Mané Dendê (Alto da Terezinha)

Dia 6 – Entrega do campo de grama sintética do Areal (Ribeira)

Dia 7 – Entrega do campo de grama sintética do Pela Porco (Paripe)

Dia 8 – Início da operação do trecho 2 do BRT

Dia 9 – Inauguração do novo Restaurante Popular de Periperi

Dia 10 – Inauguração do novo Camelódromo de São Cristóvão

Dia 11 – Assinatura da ordem de serviço para demolição e reconstrução da Escola Municipal Alto das Pombas

Dia 12 – Entrega da requalificação das praças do Campo Grande e da Aclamação

Durante o mês – lançamento da licitação de requalificação do novo Teatro Vila Velha e da nova Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), e início da urbanização da comunidade do Pé Preto (Nordeste de Amaralina)

 

Fotos: Betto Jr./Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.