sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.0895 Dólar 5.5686

LIRA DIZ QUE LULA E PT ESTARÃO AO SEU LADO NA SUCESSÃO PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Emilly Lima - 23/02/2024 15:40

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (23) no Rio de Janeiro que espera o apoio do presidente Lula (PT) para seu candidato na sucessão da presidência da Casa, em uma eleição marcada para fevereiro de 2025. Lira não poderá concorrer à reeleição.

“O presidente Lula tem o direito de fazer o seu sucessor, assim como eu tenho a minha pretensão, ouvindo todos os líderes partidários e amigos na Câmara para fazer o meu sucessor”, declarou Lira.

Lira também ressaltou que o presidente Lula demonstrou estar alinhado com esse projeto e acompanhará para que ele tenha a oportunidade de escolher seu sucessor. Ele destacou que o PT não deve discordar dessa abordagem, pois todos os compromissos estão sendo honrados.

Embora não tenha indicado oficialmente seu candidato, nos bastidores Lira tem sinalizado que dois nomes estão mais fortes na disputa pelo seu apoio: o líder da União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP). Lira tem afirmado que apoiará quem se mostrar viável na disputa.

Outros dois líderes partidários, Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), também estão sendo considerados como possíveis alternativas, apesar de cortejarem o governo federal.

Segundo fontes, Elmar e Pereira chegaram a um acordo: quando a eleição estiver mais próxima, apenas um deles seguirá na corrida, dependendo do respaldo que obtiver entre os colegas.

O encontro entre Lula, líderes partidários e ministros ocorreu na noite de quinta-feira (22) no Palácio da Alvorada, em meio a críticas dos parlamentares sobre a articulação política do Executivo. Ministros como Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) estiveram presentes.

Lula demonstrou interesse em intensificar o diálogo com os parlamentares, sinalizando que encontros como esse deverão ser mais frequentes. Ele ressaltou a importância de uma harmonia e sintonia entre o Executivo e o Legislativo.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.