Nesta quinta-feira (8), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) abriu as inscrições para a escolha de um novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O novo membro da Corte ocupará a cadeira que era do conselheiro Fernando Vita, que se aposentou compulsoriamente.
Até agora, dois candidatos se inscreveram para a vaga: o deputado estadual Paulo Rangel (PT) e o ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos).
A expectativa é que o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) também concorra à vaga. O PCdoB tem reivindicado um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que prometeu, após indicar a ex-primeira-dama Aline Peixoto ao TCM, que a próxima vaga seria dos comunistas.
Para ser eleito conselheiro, em votação secreta na comissão e no plenário, é preciso obter no mínimo, 32 votos a favor, pois se trata de quórum qualificado. Se nenhum dos candidatos alcance esse quórum, poderão ser realizados até três escrutínios, com os dois mais votados disputando a preferência do colegiado.
(Correios)
Foto: Sandra Travassos/ALBA