

A deputada federal Ivoneide Caetano destacou o combate à violência contra a mulher como uma das prioridades governamental, mencionando ações como o “Pacto Nacional contra o Feminicídio” e do seu mandato, por meio de importantes projetos de leis e o movimento baiano “Mulheres Vivas”. A parlamentar também defendeu a aprovação do projeto de lei, o Auxílio Reconstrução do Lar, que propôs na Câmara dos Deputados e concede um auxílio financeiro de R$ 5 mil para mulheres vítimas de violência doméstica, permitindo que elas recomecem suas vidas com segurança.
“É um assunto sério que a gente precisa falar e enfrentar, que é o combate à violência contra a mulher. Hoje, essa pauta já é uma pauta de governo. A gente tem, pela primeira vez, um presidente da República que se importa com as mulheres, que tem pautado essa agenda com muita força. Em Brasília, presidente Lula lançou o Pacto Nacional contra o feminicídio, reuniu todos os poderes para que pudéssemos apresentar projetos de leis para a Câmara, para potencializar a nossa luta contra a violência”.
A deputada federal contou que a partir do processo de escuta realizado na Bahia lançou o movimento Mulheres Vivas. “Junto ao Elas Vivem, discutimos sobre violência doméstica em todas as cidades do Estado da Bahia, falamos das igrejas evangélicas como importante espaço de escuta e acolhimento das vítimas. E, a partir dessa escuta, sentimos a necessidade de apresentar esse projeto de lei, que é um projeto no qual pedimos um auxílio de 5 mil reais para a mulher poder recomeçar, porque é difícil”.
A mulher vítima de violência necessita de um suporte para reconstruir a vida diante das circunstâncias da separação do companheiro, reforçou Ivoneide Caetano. “Essa mulher, geralmente, quando precisa deixar a casa para fazer a ocorrência, sai apenas com a roupa no corpo. Às vezes, até o filho deixa em casa e volta depois para pegá-lo. Então, ela não tem tempo de se organizar, porque tudo acontece de forma repentina, de forma muito urgente. E elas precisam de suporte”.
Devido à dificuldade da tramitação de projetos de autoria feminina na Câmara dos Deputados, Ivoneide convocou a participação popular para pressionar pela votação da proposta para o Auxílio Reconstrução do Lar, reforçando a união entre as deputadas em prol da causa. A deputada falou sobre a importância da votação e se mostrou confiante na aprovação do projeto. “É importante ter nossas mulheres recomeçando, e para isso é importante darmos suporte para elas“, completou.



