segunda, 15 de abril de 2024
Euro 5.5077 Dólar 5.1905

ELEIÇÕES PARA PREFEITURA DE SALVADOR EM 2024: DOIS PRINCIPIAS CANDIDATOS ESTÃO POSICIONADOS REEDITANDO A DISPUTA DE 2022

Redação - 22/12/2023 14:29

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) definiu, na noite do dia 21 de dezembro, em conjunto com os principais líderes partidários que compõem o chamado conselho político, o nome do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) como pré-candidato à Prefeitura de Salvador nas eleições municipais de 2024. A decisão contou com a participação do governador e dos presidentes de PSB, PSD e PT, Lídice da Mata, Otto Alencar e Éden Valadares e o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima.

Com isso, os dois principais candidatos na disputa na Prefeitura de Salvador estão postos, já que o prefeito Bruno Reis não esconde de ninguém sua intenção de se candidatar à reeleição. A escolha vai reeditar um novo confronto entre o governador Jerônimo Rodrigues, e as lideranças do PT,  que apoiam o vice-governador Geraldo Jr. e o ex-prefeito ACM Neto, padrinho político do atual prefeito. A diferença é o que o PT cedeu a cabeça de chapa para o MDB, escolhendo o candidato mais bem posicionado, numa postura de quem está disposto a disputar a eleição e não apenas marcar posição

Agora a expectativa do eleitorado se desloca para a montagem das chapas, com a indicação dos candidatos a vice-prefeito. A expectativa de que outros postulantes apresentem suas candidaturas também se coloca nesse momento.

O mais importante, porém, é que os candidatos comecem a preparar seus planos e projetos para Salvador, especialmente no que se refere às questões sociais, econômicas e urbanas. A população soteropolitana que mais do que uma disputa política, quer que haja uma disputa de propostas, como a abordagem de temas centrais para a cidade, incluindo, entre outros aspectos, as propostas para o plano diretor urbano da cidade, a lei do uso e do solo, a questão econômica e social, o meio ambiente e as áreas verdes, a questão do centro histórico, do patrimônio histórico, da violência urbano, do desemprego da qualidade de vidas e tantas outras. Essa é a expectativa dos soteropolitanos.

A coluna política do portal Bahia Econômica seguirá acompanhando os desdobramentos políticos do processo eleitoral, mas faz uma pequena pausa para voltar com força total a partir de 15 de janeiro de 2024. (EP – 22/12/2024)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.