sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COTAS PARA PESSOAS TRANS EM PROCESSOS SELETIVOS DE ESTÁGIOS NO TJBA É APROVADO

Emilly Lima - 07/12/2023 18:07 - Atualizado 07/12/2023

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), sob a gestão do Presidente Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, aprova cotas para pessoas trans nos estágios de nível médio, superior e pós-graduação, por meio dos Decretos Judiciários n. 790/2023 e n. 791/2023, que regulamentam o Programa de Estágio da instituição. A partir desse marco, 5% das vagas serão reservadas para esse grupo nos processos seletivos da Corte mais Antiga das Américas.

A Presidente da Comissão para Promoção da Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (Cogen), Juíza Angélica Matos, avaliou os normativos como um avanço decisivo no esforço para promover a inclusão e a diversidade no Judiciário baiano. “Essa medida é consistente na garantia do acesso de pessoas transgênero aos quadros da instituição, promovendo igualdade substancial de oportunidade para pessoas integrantes de grupo em situação de vulnerabilidade, alijamento social, discriminação e invisibilidade”, declarou a Magistrada.

A proposição da Cogen foi acolhida pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. “A ação afirmativa de reserva de vagas para pessoas transgênero deve ser reconhecida e celebrada como verdadeiro marco civilizatório, que tem o propósito de possibilitar que essas pessoas tenham acesso à empregabilidade e à formação educacional continuada, como forma de assegurar o direito à existência digna, além de favorecer a redução do preconceito, ao propiciar a representatividade e a convivência com uma população que, em regra, é invisibilizada e marginalizada”, afirmou o Presidente.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.