sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CÂMARA APROVA USO DE LINGUAGEM SIMPLES NA COMUNICAÇÃO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS

Victoria Isabel - 06/12/2023 10:01

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui uma política nacional de linguagem simples, com procedimentos a serem adotados pelos órgãos e entidades da administração pública em suas comunicações com a população. A matéria será enviada ao Senado.

De autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), a proposta foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Pedro Campos (PSB-PE). Pelo texto, os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de todos os entes federativos deverão definir, depois de 90 dias da publicação da futura lei, um encarregado pelo tratamento da informação em linguagem simples.

Por meio de um destaque, o plenário também aprovou emenda do deputado Junio Amaral, que incluiu entre essas técnicas não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, como “todes”, usado comumente para se referir a pessoas que não se identificam com o gênero masculino ou feminino.

A lei determina que haja treinamento dos comunicadores do órgão sobre as técnicas da linguagem simples e supervisionar a aplicação da futura lei em seu órgão. Suas informações de contato deverão ser divulgadas preferencialmente no site do órgão.

Municípios com menos de 50 mil habitantes não precisarão seguir a lei se isso implicar aumento de despesas. A regulamentação, no entanto, caberá aos poderes de cada ente da federação.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.