domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ELEIÇÕES EM JEQUIÉ: ZÉ COCÁ É FAVORITO, MAS CANDIDATO DO PSD VEM COM O APOIO DE BRITO, RUI E JERÔNIMO

Redação - 02/10/2023 08:57 - Atualizado 02/10/2023

As eleições municipais ocorrerão em outubro do ano que vem e o cenário político em Jequié, uma das principais cidades do estado, já está mais ou menos definido. Nesse cenário, o atual prefeito Zé Cocá (PP) pré-candidato à reeleição aparece à frente com forte possibilidade de ser reeleito. Isso porque Zé Cocá faz uma boa gestão, tem significativa aprovação popular e as pesquisas realizadas indicam pontuação acima de 80% de aprovação. Além disso, o prefeito tem uma base de apoio consolidada na Câmara de Vereadores, com 15 vereadores apoiando sua gestão. O fato é que Ze Cocá tem boas cartas na partida eleitoral que se inicia, mas no jogo, como na política, ninguém ganha antes da partida terminar e é preciso ver as cartas dos adversários.

Ao que tudo indica, o principal concorrente do prefeito virá do PSD, indicado por Antônio Brito,  deputado federal com mais votos na cidade e que coordenou a campanha política do governador Jerônimo Rodrigues, que saiu vencedor na cidade. O adversário de Cocá será o cunhado de Brito, Alexandre Iossef, conhecido como Alexandre da Saúde, que deve ter o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e assim unir em torno de sua candidatura os partidos que fazem parte da aliança que apoia o governo estadual, com o PT indicando o vice.

A carta que Alexandre da Saúde ostentará nesse jogo eleitoral será o apoio de Jerônimo e da máquina estadual e a força política do ex-governador Rui Costa, atual Chefe da Casa Civil do governo Lula. Costa, e sua esposa, a conselheira Aline Peixoto, natural de Jequié, que apoiaram a administração de Zé Cocá, não se conformaram com a posição adotada pelo prefeito que ficou do lado do deputado João Leão no episódio do rompimento do PT com o PP. Rui e sua esposa acusaram Zé Cocá de traição política, mas o prefeito diz que o que fez foi não trair seu partido e seu padrinho político e assim manteve seu compromisso de apoiar as candidaturas a deputado estadual de Hassan Iossef (PP) e do deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil).

Disputas pessoais à parte, o que se prenuncia é uma peleja eleitoral polarizada entre o atual prefeito, apoiado por ACM Neto e seu grupo e pelo PP, e o candidato do deputado Antônio Brito, apoiado pelo governo do estado e pelo governo federal.

Outros pré-candidatos devem entrar no jogo eleitoral, a começar por James Meira do PL, que no rastro do bolsonarismo foi muito bem votado nas eleições de 2020 disputando com Zé Cocá, mas, em 2022, candidato a deputado estadual, não alcançou 7 mil votos na cidade. De todo modo, Meira deve ter o apoio de João Roma, presidente estadual do PL, e de Jair Bolsonaro, que deseja fazer um grande número de prefeitos.

O PDT do deputado federal Félix Mendonça Jr. também tem expressão em Jequié e o vereador Ramon Fernandes é o destaque da bancada, ambos pleiteando a indicação de vice na chapa do atual prefeito, e as negociações nessa área devem começar.

Por enquanto é esse o cenário e, embora alguns deputados do PP estejam ingressando  na base de apoio do governo estadual,  dificilmente haverá modificações na disputa polarizada que se desenha em Jequié. (EP – 02/10/2023)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.