domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ALBA DETERMINA SIGILO DE ATÉ 25 ANOS PARA DOCUMENTOS ULTRASSECRETOS

LUANA NEIVA - 21/09/2023 18:58

Nesta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) decretou sigilo de até 25 anos para documentos ostensivos e sigilosos produzidos ou recebidos pela Casa e ainda o classificou como “ultrassecreto”, “secreto” e “reservado”. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Legislativo (DOL).

Os documentos “ultrassecretos” são aqueles que requerem medidas elevadas de segurança em arquivos que põe “em risco a defesa e a soberania nacional ou a integridade do território nacional, põe em risco a vida, a segurança ou a saúde da população e cujo teor ou características só possam ser do conhecimento de pessoas que, embora sem ligação íntima com seu conteúdo e manuseio, sejam autorizadas a deles tomarem conhecimento em razão do desempenho de cargo ou função”.

Já os “secretos” são os documentos cujo “conhecimento por pessoa não-autorizada possa dificultar o trâmite e o desenvolvimento da ação administrativa, além de comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações”.

Por fim. o reservado são aqueles documentos que “não devam ser de conhecimento do público em geral, no interesse do serviço”.

Segundo a publicação, os documentos sigilosos serão guardados em cofres ou arquivos de segurança, separados dos demais documentos. O presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes (PSD) terá acesso livre aos arquivos “ultrassecretos”.

Foto: Divulgação / ALBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.