domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEI E SEPLAN APRESENTAM POTENCIAL PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM FERROVIAS E PORTOS NA BAHIA

Emilly Lima - 13/09/2023 16:58

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria do Planejamento (Seplan) apresentam, nesta sexta-feira (15), às 9h, no auditório da Seplan, o potencial de atração de investimentos para ampliação do transporte de cargas de alta capacidade no estado. Ferrovias, portos e equipamentos logísticos podem ser alvo de investimentos, gerando efeitos positivos para o desenvolvimento regional da Bahia.

As informações serão apresentadas pelos especialistas da Fundação Dom Cabral (FDC), renomada escola de negócios do país, com a participação do secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e a presença de especialistas de diversos órgãos do Estado ligados ao tema da logística.

Na oportunidade, será assinado o termo de abertura da nova etapa de estudos para subsidiar o Plano Estratégico Ferroviário do Estado. O plano foi contratado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e desenvolvido em 2022 pela FDC, instituição que agora é responsável pela nova etapa de estudos, contratada pela SEI.

A primeira etapa identificou importantes passagens de cargas pela Bahia, estado que se destaca nacionalmente, centralizando as passagens norte-sul, ligando as regiões Nordeste e Sudeste, e leste-oeste, ligando portos à região Centro-Oeste. As cargas, em cada direção, somam uma média de 130 milhões de TU (tonelada útil tracionada, que representa o total de carga movimentada na malha, no transporte remunerado).

Serão apresentados os fluxos de grãos, minérios e cargas gerais que passam pela Bahia, gerando sobrecarga nas rodovias, representando uma potencialidade para ampliar as ferrovias de alta capacidade. A nova etapa do projeto irá associar o transporte por rodovias com o novo sistema ferroviário proposto para criar nós logísticos nas principais cidades da Bahia. Inclui também as possibilidades de investimentos em plataformas logísticas ou centros logísticos de distribuição, que podem atrair investimentos em serviços e indústrias, além de um estudo mais detalhado sobre as condições e potencialidades dos portos da Bahia.

Foto: Ilustrativa/Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.