terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5112 Dólar 5.1508

CÂMARA ESTABELECE QUE JURO DO CARTÃO DE CRÉDITO NÃO PODE SER MAIOR QUE A DÍVIDA (100%) E AUTORIZA A PORTABILIDADE

Redação - 06/09/2023 07:35 - Atualizado 06/09/2023

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) projeto de lei que reduz os juros dos rotativos do cartão é de 440% ao ano para um limite de juros de 100% da dívida, como ocorre, por exemplo, na Inglaterra. Mas o projeto estabelece que os bancos e emissores de cartão de crédito poderão apresentarem 90 dias  ao CMN – Conselho Monetário Nacional  proposta de autorregulação das taxas de juros e encargos financeiros cobrados no crédito rotativo e no parcelamento de saldo devedor das faturas de cartões de crédito. Isso foi feito para que o Congresso não seja acusado de estar tabelando os juros.

Caso nenhuma sugestão seja apresentada o CMN fixará limites para os juros do cartão de crédito dentro da margem de 100%, ou seja, os juros estarão limitados a cobrar o dobro da dívida.

Também foi estabelecido a portabilidade da dívida do cartão de crédito e o consumidor poderá buscar ofertas de juros menores para equacionar sua dívida junto a outra instituição financeira.

A portabilidade vale para todos os débitos relacionados ao cartão, mesmo os já parcelados pelo próprio cartão.

A instituição credora original não poderá cobrar custos relacionados à troca de informações e à efetivação dessa portabilidade.

A regulamentação caberá também ao CMN dentro de 90 dias da futura lei. A ideia é estimular a competição entre as emissoras de cartão. O projeto segue agora para aprovação no Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.