sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

INVESTIR A LONGO PRAZO PODE REDUZIR RISCOS E AUMENTAR GANHOS

Redação - 28/09/2021 11:00 - Atualizado 28/09/2021

À medida que o hábito de investir, colocando o próprio dinheiro para trabalhar, se populariza entre os brasileiros, mais pessoas se voltam para as alternativas de investimentos a longo prazo. Vantagens como a diversificação da carteira, que pode reduzir os riscos e aumentar os ganhos e, em alguns casos, menor tributação no imposto de renda, as aplicações com prazos mais extensos se apresentam como uma excelente opção para quem não tem pressa de colher os frutos da paciência, porém, assim como qualquer outra modalidade de investimento, demanda cuidados no planejamento para que o sonho não acabe se tornando um pesadelo.

Segundo André Araújo, Head da Filial de Salvador da corretora de investimentos Guide, aplicar recursos a longo prazo não são indicados para quem tem expectativa de ganhos rápidos, por isso é importante estar atento aos objetivos. “Todos nós carregamos questões pessoais que formam a nossa personalidade. O perfil do investidor, apesar de trazer um pouco disso, também reflete o momento de vida e os objetivos que queremos alcançar”, explica.

“Quando se tem um objetivo e planejamento de longo prazo, devemos pensar no investimento numa janela de tempo mais ampla e considerar que quanto mais tempo maior a possibilidade de adotarmos diferentes estratégias”_André Araújo, Head da Filial de Salvador da corretora de investimentos Guide

Com opções que podem mirar o retorno em cinco, 10, 20, 30 anos ou mais, as principais alternativas a longo prazo são os fundos de investimento (renda fixa ou variável), LCI (Letra de Crédito do Agronegócio) e a LCA (Letra de Crédito Imobiliário), CDB (Certificado de Depósito Bancário), Tesouro Direto (pré-fixado e pós fixado), LC (Letras de Câmbio), ações e planos de previdência privada. Com opções para todos os perfis de investidor, as aplicações a longo prazo contemplam dos mais conservadores aos mais arrojados. “Na Guide, nossos Guias querem entender realmente quem são nossos clientes, e se faz necessário reuniões, entrevista, perguntas mais detalhadas… e de todo esse processo é identificado o Perfil. Cabe uma observação: um investidor em fases diferentes muda seu perfil”, aponta.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.