sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

SALVADOR LIDERA EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS NA REGIÃO NORDESTE

Douglas Santana - 17/07/2023 19:29 - Atualizado 17/07/2023

Como parte dos benefícios pela chegada da BYD na Bahia, o Governo do Estado e a montadora chinesa estão planejando implantar uma rede de pontos de abastecimento rápido para carros elétricos. Em Salvador, a Neoenergia Coelba, e o Shopping da Bahia inauguram em maio desse ano, dois pontos de recarga de veículos elétricos.

Esses avanços no mercado dos carros elétricos, credenciaram Salvador ao posto de cidade nordestina que mais emplacou veículos elétricos leves eletrificados no primeiro semestre de 2023, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Foram 539 carros emplacados de janeiro até junho, em constante crescimento.

Em relação ao cenário brasileiro, a capital baiana ocupa o 9º lugar. São Paulo lidera todos os emplacamentos por tipo de tecnologia. O Brasil emplacou 32.239 veículos leves eletrificados (HEV+PHEV+BEV) de janeiro a junho de 2023. Os veículos leves incluem automóveis, comerciais leves e utilitários (SUV).

As principais tecnologias são as seguintes:

  • HEV (Hybrid Electric Vehicle) – veículo elétrico híbrido convencional sem recarga externa da bateria;
  • PHEV (Hybrid Electric Plug-in Vehicle) – veículo elétrico híbrido com recarga externa (plug-in);
  • BEV (Battery Electric Vehicle) – veículo 100% elétrico com recarga externa da bateria (plug-in).

Recentemente, o Bahia Econômica divulgou que o emplacamento de veículos leves aumentou 43% na Bahia (1.003), no primeiro semestre deste ano (janeiro/junho), em comparação ao mesmo período de 2022 (701). O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, deu uma entrevista exclusiva falando sobre o assunto.

 

Foto: Feijão Almeida/GOV-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.