quarta, 12 de novembro de 2025
Euro Dólar

EXCLUSIVO: PRESIDENTE DA ABVE, RICARDO BASTOS, COMEMORA CHEGADA DA BYD NA BAHIA; VEJA

Douglas Santana - 07/07/2023 19:01 - Atualizado 07/07/2023

A montadora chinesa BYD está no Brasil desde 2015, com fábricas em Campinas-SP, onde produz chassis de ônibus elétricos – já vistos em Salvador, utilizados pelo Governo do Estado – e módulos fotovoltaicos para painéis solares e, em Manaus, com produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Agora, a empresa vem para Bahia, com a instalação de três fábricas. O anúncio oficial foi feito nesta semana, em Salvador, com as presenças da vice-presidente global da marca, Stella Li, e Alexandre Baldy, ex-ministro das Cidades no governo de Michel Temer e atual conselheiro da BYD.

O Bahia Econômica entrevistou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, um economista, com mais de 25 anos de experiência no setor automotivo e Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Great Wall Motor Brasil. Na sua carreira, foi executivo da Ford e Toyota, além de ser dos responsáveis pela estratégia de eletrificação e introdução no país de veículos híbridos flex.

Ricardo lamentou o encerramento das atividades da Ford, no Polo Industrial de Camaçari, mas comemorou a chegada da BYD, que deve utilizar a planta da antiga montadora no estado.

“Obviamente, não ficamos satisfeitos quando uma empresa decide fechar seus estabelecimentos, ou mesmo sair da operação de produção no Brasil. Mas isso faz parte da economia e dos negócios. Por outro lado, ficamos felizes quando uma nova empresa abre uma nova fábrica, ou reabre uma fábrica. Mas fico feliz com a decisão da empresa. Ela já tem instalações em São Paulo e Amazônia, e acho que esses investimentos são muito importantes para o Brasil”, comemora.

Vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) por 14 anos, Ricardo Bastos ressaltou a importância da chegada da BYD na Bahia, e aguarda por novos investimentos para o setor de carros elétricos.

“Estamos falando em geração de riqueza, empregos e também tecnologia. Isso é muito importante neste momento em que o mercado de veículos eletrificados tem crescido, tanto o de veículos híbridos quanto o de elétricos. É mais uma empresa que se prepara para produzir no Brasil, juntando-se a outros investimentos de outras empresas já anunciados recentemente em outras regiões. Celebramos isso. E aguardamos novos investimentos, quem sabe para Bahia, mas também para todo o Brasil”, ressalta.

De acordo com os dados da ABVE, cedidos ao Bahia Econômica, em 2022 foram 1.587 veículos elétricos emplacados na Bahia. Até o momento, o total de carros emplacados nesse primeiro semestre (1.003), representa 63% do índice total emplacado no ano anterior. A frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023.

 

Dados: ABVE Data / Fotos: Divulgação/ABVE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.