terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

NOVA FÁBRICA DA BYD CHINESA VAI INVESTIR R$ 3 BI E GERAR 5 MIL EMPREGOS NA BAHIA

João Paulo - 04/07/2023 13:01 - Atualizado 04/07/2023

Com investimento previsto de R$ 3 bilhões, a montadora chinesa BYD anunciou, nesta terça-feira (4), a instalação da fábrica de veículos em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Para a construção e a expectativa é de que sejam gerados 5 mil postos de trabalho nos próximos anos. A empresa já opera duas fábricas em Campinas (SP) e outra em Manaus (AM).

A montadora ocupará a antiga fábrica da Ford. A BYD tem atuação em diferentes produções e é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, e veículos 100% elétricos. A montadora chegou ao Brasil em 2014, com uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP). A empresa também é a responsável pela obra do VLT em Salvador.

A expectativa é que o complexo industrial inicie a produção no segundo semestre de 2024. Na semana passada, durante uma reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Jerônimo, a presidente da BYD para as Américas, Stella Li, solicitou mais incentivos na produção e no consumo dos automóveis, e a revisão de condições de produção, a exemplo de PIS, Cofins e IPI.

Lula ficou de conversar com os ministérios da Fazenda, e da Indústria e Comércio. Ele também se colocou à disposição de estimular a compra de automóveis, como a renovação de frota de ônibus, viaturas e ambulâncias. Em relação a Bahia foram solicitados investimentos na infraestrutura do porto de Candeias, o que, segundo o governo, já está em andamento. (Correio)

Foto: (BYD/Divulgação)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.