sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

GOVERNO DA BAHIA E BYD PLANEJAM VIABILIZAR INFRAESTRUTURAS PARA RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Emilly Lima - 17/07/2023 16:55 - Atualizado 18/07/2023

Após o anúncio oficial da instalação da fábrica de carros elétricos da BYD na Bahia, o governo baiano busca viabilizar a infraestrutura necessária para a recarga de baterias dos veículos, que é considerado fundamental para a expansão do produto baseado em energia sustentável no mercado local. As estratégias com este objetivo foram discutidas na última sexta-feira (14), na Secretaria da Fazenda (Sefaz), por representantes do Estado, da BYD, da empresa de mobilidade urbana 99 e da Raízen, joint venture de energia formada pelos grupos Shell e Cosan.

A 99 e a Raízen são empresas parceiras, e acabam de lançar em São Paulo uma iniciativa com 300 veículos elétricos a serem utilizados por motoristas associados à empresa de aplicativos. “Além de investimentos diretos da BYD para a Bahia, estamos trazendo parceiros estratégicos que possam influenciar na eletrificação e acelerar cada vez mais este intuito”, explicou a gerente financeira e de Negócios Estratégicos da BYD, Bianca Santos.

Os segmentos envolvidos na cadeia de carros elétricos demandam a parceria do Estado para acelerar a criação de uma rede de pontos de abastecimento rápido, os chamados hubs de atendimento aos veículos, a ser instalados em locais estratégicos. Após a reunião com os secretários estaduais da Fazenda, Manoel Vitório, da Casa Civil, Afonso Florence, da Infraestrutura, Sérgio Brito, e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, as empresas se comprometeram a apresentar em 30 dias ao governo baiano um plano de trabalho para iniciarem a implantação desta estrutura no estado.

Os representantes do setor público baiano asseguraram que a Bahia tem total interesse não apenas de apoiar a identificação e a implantação de locais para implantação dos hubs de atendimento, mas também de buscar outras iniciativas que acelerem a substituição de veículos a combustão por similares elétricos, a começar pelo transporte público.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.