sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

FÉLIX MENDONÇA CRITICA RETIRADA DOS INCENTIVOS À BYD NA BAHIA E PEDE QUE SENADO CORRIJA “ERRO GRAVE”

Douglas Santana - 07/07/2023 20:09

Nesta sexta (07), o deputado federal e presidente do PDT da Bahia, Félix Mendonça Júnior, lamentou a retirada da PEC da reforma tributária do dispositivo que estendia benefícios do PIS/Cofins e do IPI a projetos que tenham sido aprovados até 31 de dezembro de 2024, o que beneficiaria a instalação da montadora chinesa BYD na Bahia.

Filho do ex-governador da Bahia e atual representante do estado no Senado, Otto Alencar (PSD), o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) foi o único da bancada baiana que votou a favor da derruba de benefícios da BYD na reforma tributária. Para manutenção dos incentivos na PEC, eram necessários 308 votos a favor, mas o número alcançado em plenário foi de 307, ou seja, o voto de Otto Filho foi decisivo para a derrubada dos benefícios.

“Foi uma derrota para a Bahia e para o Nordeste, que precisa ter uma indústria mais forte, geradora de emprego e renda. O Senado, os nossos senadores, precisam atuar fortemente para corrigir isso. Essa deve ser uma luta de toda a bancada. A população baiana vai cobrar, e não só quem mora em Camaçari, porque a fábrica chinesa vai dinamizar a economia de todo o Estado”, disse Félix.

O dispositivo foi retirado da reforma tributária por meio de um destaque apresentado pelo Partido Liberal, que com a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), são contra a reforma tributária. Félix votou a favor da manutenção do artigo e contra o destaque.

“Cabe a nós, representantes da bancada da Bahia, defender os interesses do nosso Estado, e não dos outros. Essa questão da BYD hoje é uma pauta fundamental para os baianos, suprapartidária, e devemos atuar de forma conjunta para que se torne uma realidade”, ressaltou o parlamentar baiano.

 

Foto: Vinícius Loures/Agência Câmara

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.