sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

BOLSONARO ESPERA PEDIDO DE VISTA SER APROVADO NO TSE

Tácio Caldas - 23/06/2023 14:37

Solicitação é sobre o processo que está julgando os atos do ex-presidente e que pode torná-lo inelegível até as eleições federais de 2030.

Em declaração recente, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) diz que acredita em um pedido de vista por parte do ministro Raul Araújo Filho do Tribunal Superior Eletorial (TSE) no julgamento que está investigando-o e pode reaver os seus direitos políticos que, inclusive, pode torná-lo inelegível por oito anos. De acordo com Bolsonaro (PL), caso isto aconteça, a sua defesa pode ganhar mais tempo para entender todo o processo. “O primeiro ministro a votar depois do relator, o ministro Benedito, é o ministro Raul. Ele é conhecido por ser um jurista bastante apegado à lei. Apesar de estar em um tribunal político eleitoral, há uma possibilidade de pedido de vista. Isso é bom porque ajuda a gente a ir clareando os fatos”, explicou o ex-presidente.

O julgamento do qual se refere o Bolsonaro (PL) é sobre o processo do PDT, que acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, no episódio da reunião realizada com embaixadores em julho de 2022. Neste encontro, que foi transmitido ao vivo pela TV Brasil, o então presidente atacou às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro, algo que não foi bem visto no cenário político nacional. Contudo, este processo ainda irá demorar de ser solucionado, já que na última quinta (22), a ação foi suspensa e a Corte só retomará a análise do caso na noite da próxima terça (27).

Ainda durante a entrevista, ao continuar falando sobre o assunto, o ex comandante do poder executivo brasileiro, afirmou que espera que os seus direitos políticos sejam mantidos, antes de fazer, novamente, uma referência à análise da chapa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no ano de 2017. “Houve uma jurisprudência em 2017. Quando julgaram a chapa Dilma-Temer e o tribunal não aceitou outras provas anexadas ao processo. Ficou valendo para o julgamento apenas a ação inicial do PSDB em 2015. Dessa forma, a chapa foi mantida legal”, concluiu Bolsonaro.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.