segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5652 Dólar 5.1588

FAROL DA BARRA GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL; VEJA

Tácio Caldas - 06/06/2023 19:29
O título é referente ao ano de 2020

A Associação Internacional de Auxílios Marítimos para Autoridades de Navegação e Farol (IALA) premiou o Farol da Barra com o Prêmio Farol Patrimônio do Ano. O título é referente ao ano de 2020, mas a cerimônia de premiação foi adiada devido a pandemia de covid-19.

A organização internacional sem fins lucrativos atua em diversas áreas para melhorar e padronizar a navegação no mundo. O cartão postal de Salvador venceu os faróis de países como Índia, Japão, Reino Unido e Portugal.

“Os critérios são bem difíceis e contamos com um time de especialistas em faróis para observá-los. Vimos o quanto o Farol da Barra ajuda com a cultura e história do lugar, o quanto de público ele atrai e o que proporciona para isso, além de como dá condições para que [as pessoas] aprendam com o patrimônio histórico e cultural”, apontou o secretário geral da IALA, Francis Zachariae.

O Vice-Almirante do comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN), em Salvador, Antônio Carlos Cambra, classificou o prêmio como um símbolo do povo e o recebimento dele no mês da Marinha, celebrado no dia 11 de junho.

“Não é apenas da Marinha, mas principalmente da Bahia e do povo de Salvador. Então, eu considero esse prêmio importante para a Marinha, porque ela administra o Farol, mas é um prêmio do povo de Salvador, do povo da Bahia que tanto ama a fortificação da Barra, e a coloca como um dos símbolos desta cidade”, destacou o Vice-Almirante.

Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), destacou que o prêmio é um presente para os 200 anos de independência da Bahia, que será celebrado no dia 2 de julho, e para o setor turístico da capital baiana.

“O Farol é o palco de diversos acontecimentos importantes na cidade, ainda mais neste período de celebrações do bicentenário. Ele representa a nossa cidade em diversos momentos, você olha e reconhece Salvador imediatamente. Sobretudo, é mais uma iniciativa muito bem recebida e que fortalece o turismo da cidade”, disse Isaac.

Já o ucraniano radicado na Bahia, Aleixo Belov, navegador que deu a cinco voltas ao mundo em um barco, disse que fez questão de ir à cerimônia de premiação, pois o cartão postal é digno de honrarias por sua multiplicidade.

“Além de muito útil para a navegação, ele é muito bem construído e está instalado em um lugar extremamente útil. Ele tem um marco na Bahia. Eu mergulhei muito naquelas pedras de frente para ele e o observei muitas vezes. Sempre que saio para navegar eu me despeço dele”, declarou.

 

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.