segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5738 Dólar 5.1649

COVID-19: 39% DISPENSARAM DIARISTAS SEM PAGAMENTO

Redação - 22/04/2020 11:01 - Atualizado 22/04/2020

Desde o início da pandemia de coronavírus, 39% dos empregadores de domésticas diaristas abriram mão do serviço destas profissionais, sem manter o pagamento das diárias. Tal percentual é ainda maior entre os entrevistados pertencentes às classes A e B – camadas da sociedade em que a renda por pessoa da família é superior ao teto de R$ 1.526 mensais que limita a classe C. Nesse grupo (A e B), o percentual de empregadores que dispensaram as diaristas sem pagamento é de 45%.

Segundo a BBC News, a pesquisa indica ainda que 23% dos empregadores e empregadoras de diaristas e 39% dos patrões de mensalistas afirmaram que suas funcionárias continuam trabalhando normalmente, mesmo durante o período de quarentena.

De acordo com o estudo, 39% dos patrões e patroas de mensalistas e 48% dos de diaristas declararam que suas funcionárias estão mais protegidas contra o novo coronavírus: estão em casa, mas recebendo o pagamento normalmente para cumprir o distanciamento social requerido contra a doença. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva entre os dias 14 e 15 de abril.

“Tem muita gente trabalhando, mesmo com todos os riscos. Claro que isso é preocupante, inclusive elas são muitas vezes a ponte da transmissão de vírus para a periferia”, afirmou o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, que acrescenta que, do ponto de vista trabalhista, as diaristas são a representação mais fiel da fragilidade do trabalho eventual, sem garantias em períodos de crise.

 

Foto: Getty Images/ BBC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.