domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EMBASA PARTICIPA DE EVENTO SOBRE DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE

João Paulo - 28/05/2023 09:25

Pioneira nacional, entre as empresas de saneamento, na implantação de um Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, a Embasa participou, do evento “A importância da Diversidade e Acessibilidade no Atendimento ao Cidadão”, promovido pela Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), vinculada à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).

O evento, que marcou o lançamento da Comissão Permanente de Acessibilidade e Diversidade (CPAD) do SAC, aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Salvador.

O presidente da Embasa, Leonardo Góes, destacou a importância de que o Estado atue como indutor de medidas que promovam a inclusão. “Fizemos questão de participar desde encontro para demarcar a importância que damos a esse tema. O Estado, por meio das companhias estaduais, das autarquias ou da administração direta, precisa estar na frente desse movimento. É uma questão de respeitar a diversidade que existe na sociedade e espelhar isso na forma como se atende a população e se formula políticas públicas”, afirmou.

Dentre as medidas que a empresa vem adotando, está a reformulação da Agência Virtual, disponível no site www.embasa.ba.gov.br, que passará a contar com ferramentas de acessibilidade voltadas para pessoas com deficiência visual. Nos eventos corporativos, já é padrão a presença de um intérprete de libras e a auto áudiodescrição, técnica em que a pessoa se descreve para permitir a acessibilidade da informação para diversos públicos, entre eles, as pessoas com deficiência visual. Recentemente, a Embasa também instituiu a adoção do nome social na identificação de travestis e transgêneros.

“Temos um propósito muito forte de promover a diversidade, a acessibilidade, o respeito às diferentes formas que as pessoas têm de se expressar, se representar, se identificar. Desde o início da gestão na Embasa, levamos muito a sério a questão da equidade e da representatividade”, observa Leonardo Góes. Essa preocupação se reflete na composição da atual diretoria executiva, que apresenta paridade entre homens e mulheres, além do primeiro diretor negro na história da empresa.

“O evento foi muito significativo. Foi um passo importante para o desenvolvimento da diversidade, equidade e inclusão no SAC, uma rede voltada para atendimento aos cidadãos e sociedade. O SAC é um parceiro da Embasa. Eles fizeram um processo de benchmarking conosco, buscando saber um pouco de nosso comitê”, destaca Vanessa Lago, coordenadora do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embasa.

Além da Embasa, o evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos, como a ouvidora geral do Estado, Arany Santana, a procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli, entre outros. O encontro contou com duas palestras, da coordenadora do Núcleo LGBT da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Tifanny Conceição, e do coordenador da CPAD, Milton Vasconcelos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.