domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PLANO ESTRATÉGICO FERROVIÁRIO DA BAHIA É ENTREGE AO PPI DO GOVERNO FEDERAL

Douglas Santana - 17/03/2023 17:20

O Plano Ferroviário da Bahia é uma iniciativa conjunta realizada pela Seplan e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

O secretário Cláudio Peixoto, acompanhado pelo superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), Ranieri Muricy, se reuniu com o secretário especial do Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal (PPI), Marcus Cavalcanti, nessa quinta (16), em Brasília.

O encontro foi para a entrega do Plano Estratégico Ferroviário da Bahia, que é resultado de um estudo contratado junto à Fundação Dom Cabral. O Plano Ferroviário da Bahia é uma iniciativa conjunta realizada pela Seplan e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral.

O principal desafio apontado pelo plano, é a necessidade de aumentar a competitividade do setor mineral baiano, o terceiro maior produtor de minérios do Brasil, a partir da superação dos entraves existentes na logística de transporte.

Entre as propostas sinalizadas, destaque para a criação de novos ramais ferroviários e a implantação da carga geral, que permite a circulação de diversos tipos de mercadorias, com produtos com maior valor agregado.

O plano também aponta para a necessidade de construção e reforma da malha ferroviária baiana, para que siga o padrão utilizado em grande parte do país, facilitando o deslocamento das cargas entre ramais ferroviários distintos.

Para o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, com a posse do presidente Lula (PT) e as chegadas de Rui Costa na Casa Civil, e de Marcus Cavalcanti, no PPI, a Bahia volta a ter relevância no cenário nacional.

“Estamos atualizando os nossos instrumentos de planejamento de longo e médio prazo, que são o PDI – Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 e o PPA – Plano Plurianual de Investimentos (2024-2027) e este alinhamento de pautas e projetos com o Governo Federal é fundamental, especialmente, na área da infraestrutura ferroviária e demais modais de transporte para o desenvolvimento da economia baiana, tornando-a mais competitiva e, portanto, atrativa para os investidores”, destaca.

 

Foto:  Divulgação/SEPLAN-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.