sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

FIEB PREVÊ QUEDA DE 7,2% PARA O PIB DA BAHIA

Redação - 03/08/2020 16:26 - Atualizado 03/08/2020

Um novo relatório com estimativas sobre os impactos da pandemia nas atividades econômicas foi divulgado nesta segunda-feira (03) pela FIEB. A Gerência de Estudos Técnicos estima uma queda de 7,2% para o PIB da Bahia, considerando que o auge da pandemia já passou e haverá uma recuperação lenta da economia. “Esse estudo não pretende exaurir o tema e deve ser reavaliado constantemente. Assim, espera-se que ele possa contribuir no combate aos efeitos econômicos da epidemia do coronavírus na Bahia”, explica o superintendente da FIEB, Vladson Menezes. A análise está baseada em dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI/SEPLAN-BA) e do IBGE, além de projeções das consultorias Datamérica e Focus.

Pelo relatório, é possível verificar os efeitos da suspensão de atividades na indústria baiana a partir de abril. Comparando-se o quarto mês de 2020 com o de 2019, verifica-se queda de 26,2% da Indústria de Transformação e Extrativa. A produção de automóveis parou e a de Plásticos e Borracha, que se caracteriza na Bahia pela produção de pneus, teve queda de 70,8%. Foram registradas quedas expressivas também nos segmentos produtores de bens de consumo final de Calçados (-69,9%) e de Bebidas (-57%). O resultado do bimestre abril-maio de 2020 apresentou queda de 23,4% na comparação com igual período de 2019.

O estudo cita a situação da Construção Civil, estimando que o setor será, dentre as atividades industriais, uma das mais impactadas pela paralisação, tendo em vista que o processo de investimento é mais lento. No entanto, considerando os juros baixos e possibilidade de melhora no ambiente da economia, a recuperação deve ser constante a partir do final de 3º trimestre. Assim, calcula-se que a queda neste segmento seja de 6,1%.

Em relação ao setor de Serviços, que participa com 69,2% do PIB da Bahia, o relatório aponta que este foi fortemente impactado. No acumulado do ano até maio, a queda alcança 11,1%. Os subsegmentos do Comércio que somam maiores perdas no período são: Tecidos, Vestuário e Calçados (-38,6%), Livro, Jornais, Revistas e Papelaria (-38,3%) e Equipamentos de Escritório, Informática e Comunicação (-29,9%). Leia o Relatório anexo.

 

 

 

Foto: Reprodução/Fecomércio MG

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.