segunda, 07 de abril de 2025
Euro 6.46831 Dólar 5.9299

PRESIDENTE DA CÂMARA DEFENDE AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL

Tácio Caldas - 09/02/2023 17:38 - Atualizado 09/02/2023

Maioria dos membros da câmara é contra a mudança na lei que rege a instituição; Lira diz que autonomia do Banco Central é uma “marca mundial”

Determinada por lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada ainda pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a independência do Banco Central blinda a instituição das pressões político-partidárias. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, “o Banco Central independente é uma mudança na legislação que rege a instituição”.

Essa declaração aconteceu durante uma entrevista em Cascavel, no Paraná, onde o deputado alagoano participava de uma feira agropecuária. Arthur Lira ainda disse que a maioria dos membros da Câmara é contra qualquer mudança na legislação que rege o Banco Central.

“Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa em relação à independência do Banco Central, que nesse assunto não retroagirá […]. O Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional”, declarou Lira.

Além dele, outro político que se pronunciou contra uma intervenção política na instituição foi o presidente do Senado Federal, o senador Rodrigo Pacheco. Segundo ele, em declaração dada na última quarta-feira (8), as mudanças realizadas na administração do Banco Central foi um avanço.

“Considero que é um avanço, é uma autonomia que afasta critérios políticos de algo que tem um aspecto técnico muito forte que é o Banco Central. Vamos buscar cuidar das questões do país e enfrentar os problemas dentro dessa realidade que existe, dessa autonomia do Banco Central, e buscar criar as pontes necessárias entre as pessoas envolvidas para que a gente possa ter um propósito comum bem-sucedido”, afirmou Pacheco.

Toda essa repercusão acontece após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter feito críticas ao Banco Central (BC), ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto, além de criticar também o Comitê de Política Monetária (Copom) do órgão. Lula também chegou a chamar a independência do BC de “bobagem”.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.