terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1835

PF FAZ OPERAÇÃO EM SEIS ESTADOS CONTRA ENVOLVIDOS EM ATENTADOS NO DF

Redação - 27/01/2023 10:24 - Atualizado 27/01/2023

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira, 27, 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal, como parte da terceira fase da Operação Lesa Pátria.

A operação tem como objetivo identificar participantes, financiadores e fomentadores dos atos criminosos em Brasília, em especial o ataque à Praça dos Três Poderes, quando radicais invadiram Congresso, STF e Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. A primeira fase foi deflagrada na última sexta, 20.

Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A PF informou ainda que a Operação Lesa Pátria tem caráter permanente, e que serão feitas atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. “As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, informou a PF por meio de nota.

Desde que o presidente Lula foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente. As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no último dia 8.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.