segunda, 01 de julho de 2024
Euro 6.024 Dólar 5.5988

GALVÃO ASSUME CNPQ COM PROMESSA DE VERBA

Redação - 18/01/2023 07:00 - Atualizado 18/01/2023

Escolhido como novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão assumiu o cargo com promessas de aumento de verba à ciência:

“Vamos lutar para reverter cortes”, afirmou. Galvão foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) durante quatro anos e perdeu o cargo após ser demitido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que acusava o órgão de mentir sobre dados que indicavam a alta do desmatamento na Amazônia.

Em entrevista à TV Vanguarda nesta terça-feira (17), Galvão explicou que parte da PEC da Transição será usada para aumentar o orçamento do CNPq, que, de acordo com ele, foi definido durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e é insuficiente.”O orçamento atual foi definido ainda no governo Bolsonaro por conta da lei orçamentária anual. Esse orçamento é claramente insuficiente não só para as bolsas, mas também para os projetos de pesquisa. Durante a transição, fizemos um acordo no congresso em que conseguimos resguardar parte dessa PEC para aumentar o orçamento do CNPq em 40%”, afirmou.

Galvão confirmou ainda que haverá aumento no valor das bolsas de pós-graduação ofertadas no Brasil, que estão sem reajuste há quase 10 anos. “Isso já significa uma recuperação. Não é tudo o que queremos ainda, mas certamente vai permitir um aumento no valor das bolsas. Não sabemos de quanto, porque isso vai ser definido pelo presidente Lula”, disse.

Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Galvão

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.