quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA TEM NOVO MEMBRO; CONHEÇA

Redação - 11/08/2022 18:50

O escritor Décio Torres Cruz foi eleito, na tarde desta quinta (11), para ocupar a cadeira de número 19 da Academia de Letras da Bahia, que pertencia ao historiador Cid Teixeira, guardião da memória da Bahia e falecido em dezembro do ano passado.

‘É uma honra fazer parte dessa Academia prestigiosa e centenária, por onde passaram diversas pessoas ilustres e que hoje abriga pessoas por quem eu tenho grande admiração e respeito. Me sinto muito honrado por suceder a cadeira antes ocupada pelo grandioso historiador Cid Teixeira. É uma cadeira muito representativa”, disse Décio.

Nascido em Sátiro Dias, na Bahia, é filho de Irineu José da Cruz e Durvalice Torres da Cruz, morou com os irmãos na fazenda dos pais até os 7 anos, quando sua família se mudou para Alagoinhas, uma cidade maior, mais próxima da capital e com melhores oportunidades de estudo.

Décio Torres Cruz é crítico literário, ensaísta, poeta, contista, professor, pesquisador, tradutor e ator de teatro. Além de poemas e contos, publicou vários ensaios sobre diferentes temas e contribuiu para pesquisas acadêmicas nas áreas de estudos de adaptação, linguística aplicada, estudos culturais, análise do discurso, estudos pós-coloniais, línguas inglesa e portuguesa, ensino de inglês, estudos de cinema, literatura, teoria literária, metodologia, estudos shakespeareanos e tradução.

Ex-bolsista da Fulbright, obteve seu Ph.D. em Literatura Comparada na State University of New York (SUNY) em Buffalo, EUA. É mestre em Teoria da Literatura, especialista em Tradução e bacharel em Letras/Língua Estrangeira, com concentração em língua e literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Décio fez estágio pós-doutoral na Inglaterra, com bolsa do CNPq. Contribuiu por muitos anos como ensaísta e articulista para o Caderno Cultural do Jornal A Tarde e ainda colabora com o Caderno 2.

Além de ter publicado trabalhos no Brasil, também lançou projetos na Holanda, Inglaterra, Itália e EUA. Embora aposentado da UFBA e da UNEB, continua atuando nos cursos de pós-graduação da UFBA.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.