sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

TRIPÉ QUE VAI COMANDAR A ECONOMIA JÁ ESTÁ FORMADO. LULA INDICA UM, ALCKMIN OUTRO E O TERCEIRO ESTÁ MANTIDO. VEJA QUEM SÃO.

Redação - 25/11/2022 10:09 - Atualizado 25/11/2022

Começa a tomar forma a equipe econômica do governo Lula montada em cima de um tripé com dois economistas liberais e um economista mais próximo da heterodoxia.

Pelo desejo de Lula, o ministro da Fazenda será  Fernando  Haddad que concentraria importantes decisões de política econômica, enquanto no Ministério do Planejamento seria nomeado Persio Arida responsável pela elaboração do Orçamento e também pela reforma do Estado. Haddad seria o nome de Lula, Pérsio o nome do vice-presidente GeraldoAlckmin. Completando o tripé estaria Roberto Campos Neto que tem mandato no Banco Central. Este é o time dos sonhos do governo de transição, mas ainda falta muita negociação.

A ideia agrada ao mercado que acha que Haddad poderia ter uma gestão semelhante à adotada por Antonio Palocci durante o primeiro governo Lula que se caracterizou pela negociação com o empresariado.  Interlocutores vêm intensificando conversas com bancos e corretoras para diminuir a rejeição a Haddad, argumentando que o ex-ministro tem a previsibilidade como qualidade, o que seria positivo para aparar arestas e acalmar o mercado. O problema é que Persio Arida ainda hesita em aceitar um cargo no governo.

Haddad já age como ministro e vem  mantendo conversas com representantes do mercado financeiro. Nesta sexta-feira (25), representará Lula em um encontro com membros da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), entidade que reúne os principais bancos do país. O almoço é organizado anualmente pela entidade e terá uma apresentação sobre a atual conjuntura econômica feita pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Haddad já tem mantido conversas com integrantes do grupo de economia na transição e um dos integrantes do grupo é justamente Persio, que também é próximo do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

Professor de ciência política na USP (Universidade de São Paulo), Haddad é formado em direito e, além do mestrado em economia, tem doutorado em filosofia. Segundo se comenta Jaques Wagner, que estará em São Paulo nesta sexta-feira para se encontrar com Lula, defende o nome de Haddad.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.