sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

BRUNO REIS DETALHA REDUÇÃO DE TAXAS E IMPOSTOS PARA ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

Redação - 16/09/2022 16:08 - Atualizado 16/09/2022

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, detalhou a dispensa de licenciamento dos anúncios em vitrines, mostruários e meios de publicidades de estabelecimentos internos de shopping, centros comerciais e grupos de lojas.

A ação impacta na retirada da Taxa de Licença para Exploração de Atividade em Logradouros Públicos (TLP), demanda antiga do segmento. A explicação foi dada em coletiva nesta sexta-feira (16).

Além dessa medida, o prefeito de Salvador também anunciou o envio de um novo projeto de lei que retira das áreas construídas dos imóveis comerciais os espaços voltados para estoque de mercadorias em mezaninos e sobrelojas. A medida reduzirá o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de estabelecimentos comerciais varejistas.

A regulamentação com a dispensa de licenciamento será publicada no Diário Oficial do Município (DOM), alterando o decreto nº 30.095 de 23 de agosto de 2018 e repercutindo na retirada da incidência da Taxa de Licença para Exploração de Atividade em Logradouros Públicos (TLP) desses estabelecimentos. A dispensa de licenciamento só será concedida para aqueles estabelecimentos com anúncios dentro dos locais internos e sem fachada externa para logradouro público.

Já o projeto de lei que irá alterar a área construída dos imóveis que possuem mezanino contemplará estabelecimentos que utilizam esses espaços apenas para guardar estoque de mercadorias e possuam pé direito inferior a 2,30 m. A redução da área construída reduzirá o IPTU devido por esses imóveis. A Prefeitura de Salvador estima que em torno de 3 mil lojistas serão beneficiados.

O projeto de lei será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores ainda em 2022. Após aprovação da lei, os lojistas devem procurar a Sefaz para apresentar o projeto do imóvel com a informação de utilização, registrar o mezanino no cadastro imobiliário e estar regular com suas obrigações fiscais e cadastrais.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.