quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1922

IMORTAIS DA ABL SE RECUSAM A DAR MEDALHA A DANIEL SILVEIRA

Redação - 01/07/2022 14:38

Os problemas jurídicos que o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) fez com que os membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) se recusarem a entregar ao a medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Biblioteca Nacional para personalidades que contribuem com a literatura. Além dele, outras 200 personalidades receberão a honraria por ocasião do Bicentenário da Independência. A cerimônia está marcada para às 15h30 de hoje, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

No Twitter, o escritor, poeta e tradutor Marco Lucchesi e o professor emérito da UFRJ Antonio Carlos Secchin, imortais da ABL, se manifestaram contrários à nomeação. “Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca”, afirmou Lucchesi. Já ao jornal O Globo, Secchin explicou o motivo da recusa: “Se constituirá na celebração de uma única diretriz política, agraciando pessoas sem relação com livros, biblioteca e cultura”.

Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão, por ataques aos ministros do Supremo. A pena foi extinta após ele ter sido beneficiado por Jair Bolsonaro. (O antogonista)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.