quarta, 16 de setembro de 2026
Euro Dólar

“QUE INDEPENDÊNCIA É ESSA?!”: EXPOSIÇÃO E RODA DE CONVERSA ACONTECEM NO ATELIÊ 231

João - 16/09/2026 09:23

O Ateliê 231, localizado no bairro do Engenho Velho da Federação, abre as portas para apresentar a mostra “Que Independência é essa?!”, do artista visual Vitu (SP), no próximo sábado (19), a partir das 16h, com entrada gratuita. O evento contará também com uma roda de conversa mediada pelo historiador e professor Edemir Brasil.

As obras de Vitu (SP) intituladas – “Impávido Colosso” e “Ouviram do Paraguaçu as Margens Plácidas” fazem referência ao Hino Nacional e ao 2 de Julho, dia da Independência da Bahia. “É um convite para que o público viva uma experiência crítico-reflexiva sobre a ideia de ser e/ou sentir-se independente no Brasil, quem e como nos contam essa história, e de que maneira podemos reconhecer, enaltecer e exercer nossa soberania enquanto povo e cidadão brasileiro”, enfatiza o artista.

O encontro reunirá artistas, pesquisadores, estudantes e comunidade com o objetivo de pensar e discutir o Brasil de hoje a partir dos percursos, simbologias, narrativas e disputas que ainda atravessam e se cruzam pelo país desde a Proclamação da Independência oficial, sob o olhar atento de quem produz e convive com a Arte.

Localizado no Engenho Velho da Federação, o Ateliê 231 foi fundado em 2023 pela artista visual e idealizadora do projeto, Jasi Pereira, que faz desse espaço um lugar de articulação cultural e produção artística, promovendo a interlocução de experiências e saberes entre a comunidade local e a cidade.

Serviço

Exposição e Roda de Conversa “Que Independência é essa?!”

Data: 19 de setembro de 2026 (sábado)

Horário: 16h

Local: Rua Apolinário Santana, 231, Engenho Velho da Federação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.