quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5286 Dólar 5.1715

CÂMARA APROVA PL DE KANNÁRIO QUE REGULA VENDA DE ÁCIDOS

Redação - 14/06/2022 15:27 - Atualizado 14/06/2022

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei (PL-3372/2019) do deputado federal Igor Kannário (União Brasil) que cria regras para a venda de ácidos que causam queimaduras graves. A proposta exige a apresentação de documento oficial de identificação e comprovante de residência para compra dos ácidos clorídrico (muriático), nítrico, fosfórico e sulfúrico.

Pelo texto, os dados do comprador serão anotados em nota fiscal, que será retida pelo estabelecimento, em livro próprio para o registro ou em sistema informatizado. A matéria foi aprovada também pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara.

O relator do projeto na comissão é o deputado Felipe Rigoni (União Brasil), que emitiu parecer favorável à aprovação do texto. A proposta prevê que quem descumprir as regras de comercialização ficará sujeito a multa, em valor não superior a 50 salários mínimos; suspensão do alvará de funcionamento por até 6 meses; e cassação do alvará.

“Fico satisfeito por ver este projeto avançar. Infelizmente, temos registros de diversoSalvadors casos em que os homens utilizaram ácido contra suas companheiras, com único e exclusivo objetivo de desfigurar a estética e, em muitos casos, refletindo na exclusão social delas, quando não terminam em mortes. É preciso que o Congresso dê uma resposta para inibir estes crimes”, salientou.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.