quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

ENTREVISTA SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PUBLICA DA BAHIA – RICARDO MANDARINO

admin - 14/03/2022 07:00 - Atualizado 14/03/2022

Por: João Paulo Almeida

Bahia Econômica – Segundo dados da SSP A Bahia fechou o último trimestre de 2021 com os menores números de Crimes Violentos Letais Internacionais (CVLIs) do ano. Nos últimos três meses, a diminuição foi de 15%, passando de 1487 casos para 1274 na comparação com o mesmo período de 2020.A que o senhor atribui essa melhora?

Ricardo Mandarino – A melhora é resultado do trabalho incansável das polícias Militar, Civil e Técnica. Foram ampliadas as ações ostensivas, em locais mapeados como sensíveis, além da celeridade do trabalho de inteligência, identificando e prendendo os autores de mortes violentas. Importante destacar também as ações preventivas, em parceria com a Seap, no sistema prisional.

Bahia Econômica – Analisando o ano de 2021 por inteiro, a Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2021, conforme mostra o índice nacional de homicídios criado pelo g1. Quais medidas o governo tem adotado para solucionar essa questão?

Ricardo Mandarino – Sabemos que, ainda com a redução, precisamos diminuir os nossos índices criminais. Comemoramos a queda, mas precisamos e queremos avançar. Sobre rankings, não posso comentar pois cada estado tem a sua forma de contabilizar. Não existe um padronização da estatística criminal, no Brasil. O que posso assegurar é que continuamos firmes combatendo a violência, principalmente os casos de crimes contra a vida, com investimentos na contratação de novos policiais, armamentos, equipamentos de proteção individual, tecnologia, viaturas e estruturas físicas.

Bahia Econômica – O governador anunciou um novo concurso publico no estado em 2022 para a área de segurança publica. A chegada de novos componentes pode ajudar a diminuir a violência?

Ricardo Mandarino – Uma ótima notícia. São concursos para as Polícias Civil e Técnica. Com os novos policiais reforçaremos os efetivos em todo o estado, garantindo mais celeridade nas investigações e elucidações dos casos. Novos delegados, escrivães, investigadores e peritos são fundamentais nas ações de inteligência.

Bahia Econômica – Como o senhor avalia a utilização de câmara nos uniformes dos policiais militares da Bahia?

Ricardo Mandarino – Avalio como positiva. Filmar as abordagens e operações protege os policiais e a população. Precisamos evoluir e oferecer sempre a melhor segurança pública. Estamos avançando no processo para lançar a licitação. Após esse trâmite obrigatório, compraremos os equipamentos, vamos estabelecer os protocolos e colocar em prática. Acredito que implantaremos as câmeras até o início do segundo semestre de 2022.

Bahia Econômica – O governador Rui Costa tem falado em entrevistas sobre segurança publica que a Bahia tem um moderno sistema de reconhecimento facial e outras tecnologias que auxiliam a segurança publica. Como a Bahia tem utilizado esses sistemas?

Ricardo Mandarino – A Bahia é pioneira, no Brasil, na utilização do Sistema de Reconhecimento Facial. O tecnologia retirou das ruas 231 criminosos com mandados de prisão por homicídio, roubo, estupro, furto, estelionato, violência contra a mulher, entre outros crimes. O Governo do Estado investiu 665 milhões de reais para levar esse sistema até 77 cidades baianas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior. O equipamento também localiza veículos com restrições de furto ou roubo.

Bahia Econômica – Mesmo sem carnaval a Bahia disponibilizou efetivos da PM para combater a violência e aglomerações. Como o senhor avalia a operação carnaval 2022?

Ricardo Mandarino – Desde o início da pandemia do novo coronavírus a Bahia tem dado exemplo no combate às aglomerações. A situação melhorou com a vacinação, mas, os especialistas avaliam que ainda é cedo para liberar grandes eventos. Sabemos da tradição baiana das festas populares, mas estamos seguindo a ciência e os decretos estaduais. Encerremos as festas que estavam irregulares. Os eventos credenciados, que seguiram os protocolos, ocorreram normalmente.

Bahia Econômica – O senhor pretende sair candidato em 2022?

Ricardo Mandarino – Não tenho pretensão política.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.