quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

AGROTÓXICO PROIBIDO DESDE 2012 É ENCONTRADO NA ÁGUA DE ITABUNA

Redação - 11/03/2022 08:00 - Atualizado 11/03/2022

O metamidófos, veneno utilizado em culturas de algodão, foi proibido de ser utilizado no Brasil desde 30 de junho de 2012, mas o banimento da substância há  quase uma década não impediu que ele fosse encontrado na água potável de Itabuna, localizada no sul do estado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que a substância é responsável por prejuízos ao desenvolvimento do embrião, além de ser altamente tóxico para os sistemas endócrino e reprodutor. O agrotóxico já havia tido o uso proibido  em países como o Japão, a China e na União Europeia (UE), quando a Anvisa solicitou a sua retirada do mercado nacional, em janeiro de 2011.

O professor de química Roberto Márcio destaca que o veneno pode ser encontrado quando a água passa por propriedades que utilizam a substância proibida. “Isso acontece em regiões onde a coleta da água para o abastecimento urbano passa por fazendas que fazem o uso de determinadas substâncias, regularizadas ou não, na produção agrícola. Do ponto de vista ambiental, a chuva pode lixiviar, ou seja, arrastar, esses agrotóxicos para o próprio solo e águas subterrâneas que acabam tendo contato com as águas que estão na superfície”, explica o  professor; Ele acrescenta ainda que é muito difícil realizar o tratamento da água para que haja uma retirada completa desse tipo de componente.

Em nota, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que atua em Itabuna, contestou os dados da pesquisa do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). Segundo a companhia, o laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi contratado para verificar a qualidade da água e atestou que os metamidófos e ácidos haloacéticos estavam dentro dos padrões estabelecidos. Apesar de proibido desde 2012, uma portaria do Ministério da Saúde, de maio do ano passado, permite que até 7 microgramas de metamidófos sejam encontrados a cada litro de água potável.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.