sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5891 Dólar 5.2485

BAHIA ASSUME POSIÇÃO DE MAIOR PRODUTORA DE CACAU DO PAÍS

Redação - 09/02/2022 06:59

A colheita de cacau na Bahia bateu recorde em 2021. Resultado: o estado consolidou  a liderança na entrega de amêndoas para a indústria. No ano passado,  os agricultores baianos entregaram 140.928 toneladas,  aumento de 39,72% em relação  a 2020  (100.864 toneladas). Esse foi o melhor resultados desde 2017. O Pará  registrou  queda de 24% em 2021, mas mesmo assim encaminhou 49.821 toneladas ou 25,21% do total.

“Quando a gente fala nos números da indústria, a gente está falando em recebimento e não em produção. A Bahia sempre foi o estado que mais entregou cacau para a industria moageira, o que acontece é oscilar esse percentual, é instável. Esse última safra foi muita boa e o resultado foi surpreendente.  Mesmo nos anos anteriores, a entrega de cacau pelo Pará não foi superior ao estado da Bahia, mas existem dados do IBGE que mostram uma produção maior de cacau no Pará do que na Bahia, mas não é o que a gente enxerga quando olhamos os dados do recebimento”, diz Anna Paula Losi, diretora-executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).

Na Bahia, a região com mais plantações do fruto é o Sul do estado, mas nos últimos anos agricultores do Oeste têm se arriscado nessa área e obtido êxito. O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), João Carlos Oliveira, contou que a ampliação das lavouras, as mudanças no manejo e o avanço da tecnologia foram os responsáveis pelo crescimento na produção, que no ano passado representou 71.30% de todo o cacau recebido pelo setor.

“As pesquisas tiveram papel importantíssimo. Percebemos que uma planta original ocupava de 6 a 8 metros, enquanto um clone tem arquitetura de 2 metros. O clone aumenta a produtividade por hectare, o número de frutos por planta e de amêndoas por fruto. Aumenta também o peso da amêndoa, o que melhora a qualidade do cacau para a produção do chocolate gourmet”, afirmou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.