quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

LIVRO EM HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO BAIANO ED RIBEIRO SERÁ LANÇADO EM SÃO PAULO

admin - 03/02/2022 16:38

Em homenagem à contribuição do artista plástico baiano Ed Ribeiro à arte brasileira, acontece no dia 12 de março o lançamento e exposição do livro ‘Ed Ribeiro O Maior Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, na Odisseia Casa de Cultura – Alameda Min. Rocha Azevedo, 463, Cerqueira César, São Paulo – SP.

A biografia tem como autor o escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx, que apresenta em uma obra inédita, a importante trajetória de sucesso e premiações do baiano, reconhecido nacional e internacionalmente como o ‘Pintor dos Orixás’.

A obra, uma edição de luxo, conta a história sobre como surgiu a técnica de Derramamento de Tinta – criada pelo artista baiano; carreira nos Estados Unidos; e mostras na Europa – com exposição no Museu do Louvre – o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico, em Paris, Oslo, Suíça, entre outros países.

Assim como a criatividade do artista plástico, a obra em sua homenagem apresenta um formato diferente dos demais livros de arte. Daniel Marx, autor da biografia, revela que o livro, dedicado a contar sobre a vida do baiano, tem como foco a arte. “O objetivo é fazer com que as pessoas leiam arte, não apenas visualizem as pinturas que ali estão postas, mas que elas possam sentir e admirar, ao mesmo tempo que aprendem sobre Ed Ribeiro”, adianta.

Para o autor do livro, Ed Ribeiro é um nome importante e necessário no cenário nacional e internacional no mundo das artes plásticas. “Assim como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego, Carybé e tantos outros nomes que se destacaram e fizeram a diferença nas telas, Ed Ribeiro eternizou seu nome na cultura e na arte do mundo. Por isso, só temos a agradecer a este artista por nos presentear com tamanha beleza visual e espiritual”, declara Daniel.

Para Ed Ribeiro, ter uma biografia em sua homenagem é a realização de um sonho maior do que ele imaginou. “Eu me sinto honrado e feliz. Eu sou apaixonado pelo que faço. Valeu sempre acreditar! Para mim, é muito importante ser exemplo para aqueles que acham impossível. Não existe nada difícil, basta querer e nunca desistir”, celebra o artista.

Ed, que acompanhou todo o processo de construção do livro, conta que a sua expectativa com o lançamento da obra, com suas histórias no mundo da arte, é que ela possa deixar um legado para a humanidade. “Quero mostrar que para realizar os nossos sonhos basta ter amor, determinação, fé e acreditar. Como sempre digo, temos que abrir caminhos para que as coisas venham para nós, e não abrir caminhos para correr atrás”, finaliza.

 

SERVIÇO

Da Bahia para o Louvre: livro em homenagem ao artista plástico Ed Ribeiro será lançado em março, em São Paulo

Quando – 12 de março

Onde – Alameda Min. Rocha Azevedo, 463, Cerqueira César, São Paulo – SP

 

SOBRE O ARTISTA

O artista que é natural do interior da Bahia, da cidade de Catu, a 80 Km de Salvador, é reconhecido por sua técnica intitulada Derramamento de tinta, especulada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 no mundo da arte, estando entre grandes nomes.

Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros, como estadunidenses e suíços. As peças que estão em seu “santuário” consistem em materiais descartados transformados e renascidos em obras de arte, como árvores queimadas, além da exposição de suas reconhecidas telas e do Jeep de Pedra.

Uma de suas obras, considerada pelo público norte-americano como a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A Borboleta. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Art Expo, em 2008.

Outro destaque presente no trabalho do artista baiano é a cultura africana, um dos pontos altos das pinturas. Nas telas o artista visa passar sua essência e espiritualidade e ao mesmo tempo quebrar o preconceito de um mundo alheio à cultura e religião do outro.

Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, onde o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.

 

 

foto divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.