sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PARCELAMENTO DE DÉBITOS TRIBUTÁRIOS COM ATÉ 90% DE DESCONTOS PARA EMPRESAS, SERÁ VOTADO HOJE

Redação - 16/12/2021 08:56 - Atualizado 16/12/2021

A Câmara de Deputados vota hoje o parcelamento de débitos tributários com descontos de 90% para as empresas do Simples e os Microempreendedores Individuais (MEIs) afetados pelos efeitos econômicos da pandemia de covid. O Refis já foi aprovado no Senado. Outro projeto que beneficia também médias e grandes empresas.

O relator do projeto, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), antecipou que cerca de R$ 50 bilhões em dívidas dos pequenos negócios deverão ser renegociados. Os empresários poderão pagar a entrada, que precisa ser dada em até oito vezes, e terão depois mais 180 meses (15 anos) para quitar o restante da dívida.

O valor da entrada e dos descontos de multas, juros e encargos legais vai variar de acordo com uma tabela vinculada ao faturamento da empresa de março a dezembro de 2020 em relação a 2019, antes da pandemia. Quanto maior a queda do faturamento, maiores deverão ser os descontos e o perdão da dívida.

Pelo parecer de Bertaiolli, os empresários que tiveram queda de faturamento acima de 80% poderão pagar uma entrada de 1% e receber desconto de 90% da multa e juros e de 100% dos encargos legais. Essa é a condição mais vantajosa para as empresas que sofreram mais durante a pandemia.

A correção da tabela de enquadramento das empresas no Simples e no MEI também está no pacote de medidas em pauta na Câmara para dar fôlego aos pequenos negócios em 2022. Uma grande mobilização empresarial já está marcada para o mês de janeiro para pressionar os parlamentares a votar o projeto na volta dos trabalhos legislativos. (ESP)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.