quinta, 23 de maio de 2024
Euro 5.5773 Dólar 5.155

PEÇA PUBLICITÁRIA PROMETE “CURA” DA COVID-19 EM FEIRA DE SANTANA

Redação - 23/04/2021 09:50 - Atualizado 23/04/2021

Ao menos 30 outdoors defendendo o tratamento precoce para a Covid-19 foram instalados em Feira de Santana (BA) em nome da Associação Médicos pela Vida. Na peça publicitária, o texto afirma que a “Covid tem cura” e sugere que o paciente “procure um médico e peça tratamento precoce”.

Segundo informações do UOL, um dos outdoors instalados na cidade foi fotografado pelo advogado Theo Almeida, de 55 anos, que divulgou a imagem nas redes sociais. “Fiquei surpreso e parei a bike imediatamente pra tirar a foto”, afirmou. Almeida decidiu ligar para a empresa responsável pelos outdoors e perguntar quem bancou a peça. “Fui informado que foi um médico da cidade que pagou para colocar 15 placas”, revelou.

O médico a que ele se refere é o cirurgião Eduardo Leite, candidato a vereador de Feira em 2020, pelo Patriota (ele desistiu da campanha), e um dos coordenadores dos Médicos Pela Vida. Quando conversou por telefone com o UOL, ele estava em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, celebrando a assinatura de uma lei municipal que autoriza o tratamento sem comprovação.

“Histórico. Fui tratado como celebridade aqui. Fiz até discurso”, disse o médico, que nega ter sido o responsável pelo outdoor com a promessa. Ele afirma que a publicidade foi bancada por um grupo de empresários em Feira de Santana que pretende “encher o Brasil de outdoor”. A mensagem, admite, foi criação sua: a promessa de curar a covid foi estampada por ele em cartões e distribuídos pela cidade.

O suposto tratamento até hoje não teve a eficácia comprovada por nenhum órgão internacional respeitado. A Organização Mundial da Saúde e o FDA, agência norte-americana que regula medicamentos, desestimulam o tratamento precoce. Membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também já refutaram a existência de tratamento precoce contra a covid-19.

Foto: Theo Almeida

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.