sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

COMÉRCIO VOLTA A FUNCIONAR HOJE EM SALVADOR

Redação - 24/07/2020 09:00 - Atualizado 24/07/2020

Por: João Paulo Almeida 

Em coletiva de imprensa virtual realizada ontem, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou que a primeira fase do protocolo de reabertura das atividades econômicas na capital baiana será implementada hoje (24). O indíce de até 75% na taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade por cinco dias consecutivos foi atingido. Neto assinou o decreto de reabertura nesta tarde. (Veja aqui)

Em contato com o portal Bahia Econômica o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia Paulo Mota afirmou que a abertura do comercio hoje é positiva e já deveria ter sido feita a mais tempo. “Nós vemos a ação com positividade e esperamos agora que o consumidor volte as lojas de maneira consciente para a economia responder o amis rápido possível. O comércio de rua foi muito prejudicado nesse paralisação e o desemprego ainda não pode ser calculado. Tudo isso só vai poder ter uma dimensão clara com a abertura total da economia”, disse.

Testagem: A Prefeitura de Salvador publicou o Decreto Municipal No 32.589, neste sábado, 18/07, no Diário Oficial, estabelecendo o novo protocolo de funcionamento para shoppings centers. Entre os critérios, estes estabelecimentos comerciais deverão implantar uma estrutura interna para realização de testes e orientação sobre as condutas a serem adotadas por trabalhadores ou lojistas que apresentarem sintomas compatíveis com a Covid19. Caso os trabalhadores, inclusive terceirizados, apresentem sintomas ou temperatura igual ou superior a 37,5C, deverão ser encaminhados a essas estruturas de atendimento em saúde para realizarem o teste.

Dessa maneira, a Prefeitura atende à solicitação feita pela Fecomércio-BA para extinguir a obrigatoriedade de testagem de todos os funcionários a cada 21 dias. A Federação argumentou que tal medida poderia ser ineficaz em indivíduos assintomáticos, além do que não foi adotada em outros estabelecimentos do País que já reabriram as portas.

“A Fecomércio-BA apoia a adoção dos protocolos de segurança exigidos pelo poder municipal e órgãos de saúde pública, como o horário de funcionamento reduzido, distanciamento social, o uso de máscaras e a disponibilização de álcool gel nos estabelecimentos comerciais.  Acreditamos que a fase 1 da reabertura econômica se dará de forma segura e, para tanto, contamos com o apoio da sociedade no cumprimento dos protocolos, pois a luta contra o coronavírus é uma responsabilidade de todos os cidadãos”, declara o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade.(Veja aqui)

O sindilojas também havia criticado a postura do prefeito. “A igualdade de oportunidade tem que ser para todos a livre concorrência é base do livre mercado.Essa decisão do senhor prefeito fere esses princípios basilares do mercado onerando o custo operacional das empresas envolvidas sem nenhuma contra partida para desonerar o mesmo.Em nenhum estado da federação para o comércio funcionar existe esse condicionamento. O bom senso e o equilíbrio são importantes nesse momento”, disse Paulo.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.