SECRETÁRIO DE TURISMO DISCUTE AÇÕES NA CHAPADA DIAMANTINA EM MEIO A PANDEMIA

SECRETÁRIO DE TURISMO DISCUTE AÇÕES NA CHAPADA DIAMANTINA EM MEIO A PANDEMIA

O secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, participou, na noite desta quinta-feira (18), juntamente com a deputada Ivana Braga, de uma reunião virtual com os representantes das câmaras técnicas turísticas da Chapada Diamantina, com o objetivo de ouvir a necessidade dos empresários e gestores do setor naquela região.

Na oportunidade, o titular da pasta do Turismo ressaltou a fase crítica pela qual passa todo o setor, um dos mais atingidos pela pandemia do Coronavirus, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Ressaltou também a preocupação em uma retomada segura para evitar uma segunda onda de contaminação, que já ocorre em alguns países.  Ele acrescentou que a Chapada Diamantina tem todo potencial turístico exigido no momento, que é o turismo ao ar livre, na natureza, longe de aglomerações.

No entanto, entendeu a preocupação do empresariado local, que trabalha muito voltado para o turismo sustentável e teme que o destino acabe sendo muito explorado, exatamente por ser uma fuga dos locais fechados,  com aglomerações. O secretário pontuou os esforços do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia, e ressaltou a transversalidade do setor, lembrando que a acessibilidade a serviços de saúde  também estará entre as prioridades dos turistas até que surja uma vacina.

E neste momento, para que a revitalização do turismo ocorra com segurança, é preciso haver um rígido sistema de segurança sanitária para o turista e para os profissionais do setor, com protocolos que devem ser colocados em prática por pessoas devidamente treinadas e aptas a seguir todas as instruções constantes nos documentos já elaborados pelo Ministério do Turismo. “Estamos trabalhando junto à Secretaria da Saúde do Estado para validarmos os protocolos que serão utilizados pelos  diversos estabelecimentos,  como hotéis, bares, restaurantes”.  Falou também da campanha de marketing que já está sendo elaborada pensando na diversidade das 13 zonas turísticas.

A deputada Ivana Bastos ressaltou que agora, mais do que nunca, é importante a união de todos para conseguir alternativas a   fim de enfrentar  este momento imposto pela pandemia, e se colocou à disposição para caminhar juntos.  Explicou as esferas de atuação de cada poder, e falou do projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa, visando beneficiar os guias, monitores e condutores.

 

Foto: Divulgação/ Setur