sexta, 07 de agosto de 2026
Euro Dólar

JACOBINA MINERAÇÃO APRESENTA INICIATIVAS DE TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DURANTE O SEMBA

VICTOR OLIVEIRA - 07/08/2026 18:05

A Jacobina Mineração Pan American Silver foi um dos destaques da 8ª edição do Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA), realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, em Feira de Santana. O evento reuniu empresas, especialistas, estudantes e representantes do poder público para discutir os principais desafios e oportunidades da mineração, com foco em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do setor.

Durante os três dias de programação, o estande da empresa recebeu centenas de visitantes interessados em conhecer as ações de tecnologia, segurança operacional e projetos sociais desenvolvidos pela companhia.

Uma das atrações foi um quiz interativo inspirado no formato “Passa ou Repassa”, com perguntas relacionadas às iniciativas de ESG da Jacobina Mineração. Os participantes que acertavam as respostas recebiam produtos desenvolvidos por comunidades apoiadas pela empresa, como peças do Projeto Cerâmicas do Pontilhão, sabonetes artesanais, óleos de coco de babaçu, mel produzido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Paraíso (Acompar) e ecobags confeccionadas pela Associação Quilombo Erê.

A supervisora comercial Ariana Alencar participou da atividade e destacou a experiência. “Achei muito interessante e esclarecedora a atividade. Mostra a preocupação da empresa com os projetos sociais desenvolvidos na região”, afirmou.

Tecnologia aplicada à mineração

A programação técnica do SEMBA também contou com a participação de representantes da Jacobina Mineração em palestras sobre inovação e modernização das operações.

Na quinta-feira (6), o Country Manager Brasil da Pan American Silver, Edvaldo Amaral, e a engenheira de Minas da Jacobina Mineração, Maria Luisa Martins, apresentaram o tema “Otimização Operacional e Tecnologias Aplicadas na Jacobina Mineração”.

Durante a apresentação, Edvaldo Amaral destacou a atuação global da companhia e o papel estratégico da unidade brasileira nos investimentos em tecnologia, segurança e gestão de rejeitos.

Maria Luisa Martins apresentou soluções implantadas na operação de Jacobina, incluindo o Centro de Controle Operacional, com mais de 50 câmeras de monitoramento, e o Centro de Monitoramento Geotécnico da Barragem, ferramentas voltadas ao acompanhamento e prevenção de riscos.

A engenheira também destacou o processo de transformação digital da empresa, com sistemas capazes de acompanhar indicadores relacionados ao comportamento e desempenho dos colaboradores, auxiliando na tomada de decisões e no aumento da segurança das operações.

Reforma Tributária também entra em debate

No último dia do evento, sexta-feira (7), o especialista de Impostos da Jacobina Mineração, Roosevelt Gualberto, participou de um painel sobre os impactos da Reforma Tributária para o setor mineral.

Durante a apresentação, ele abordou os desafios e oportunidades para as empresas diante das mudanças previstas e destacou que a companhia vem realizando estudos e treinamentos internos para acompanhar a nova realidade tributária.

Segundo Gualberto, o tema exige uma atuação integrada de diferentes áreas das empresas, já que os impactos vão além do setor fiscal.

A participação da Jacobina Mineração no SEMBA reforçou o compromisso da companhia com a inovação, a segurança operacional, a sustentabilidade e o fortalecimento das comunidades onde atua.

Foto: Agência Lego

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.