sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

53% DA POPULAÇÃO JÁ TEM ANTICORPOS DA COVID-19

Redação - 12/06/2020 09:45 - Atualizado 12/06/2020

Em duas semanas, a população de brasileiros com anticorpos contra o novo coronavírus em 83 cidades aumentou de 1,7% para 2,6%, revela o Epicovid19-BR, estudo da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) financiado pelo Ministério da Saúde que busca estimar o tamanho do contágio no Brasil.

De acordo com os pesquisadores, o crescimento mostra que o contato com o vírus no Brasil segue acelerando, e é ainda mais rápido em algumas cidades, como o Rio de Janeiro. O aumento de 53% entre as duas fases da pesquisa é inédito em estudos similares. Na Espanha, por exemplo, na elevação foi de apenas 4% no mesmo intervalo.

Em cada uma das 83 cidades, foram entrevistadas e testadas mais de 200 pessoas nas duas fases, a primeira de 14 a 21 de maio e a segunda de 4 a 7 de junho. — Se fosse uma corrida de Fórmula 1, o Brasil seria o carro mais rápido na pista, infelizmente. Em vários lugares a Covid-19 já desacelerou ou acelera de forma mais leve. Aqui é contrário. Ainda não somos o primeiro lugar na corrida, mas, se continuar assim, vamos chegar — diz o epidemiologista Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e coordenador da pesquisa.

De acordo com Hallal, considerado o número de semanas após a 10ª morte, seria o momento de o país começar a entrar em curva descendente, a julgar pelo que houve em outros países. Mas é o contrário: seguimos subindo a montanha. — Estaríamos no pico se compararmos com o mesmo tempo em outros países, mas com essa estratégia kamikaze de abertura continuamos subindo e a montanha pode se tornar mais alta. Não se tem conhecimento de nenhum país que afrouxou o isolamento social perto do pico. O Brasil resolveu dobrar a aposta. No momento mais grave da pandemia, decidiu reabrir — afirma Hallal.

— Na Espanha, por exemplo, o estudo mais recente deu que 5,2% da população tinha anticorpos para o vírus, mas temos que levar em consideração que lá a pior fase já passou. O número de mortes diárias e casos novos diminui há um bom tempo. Há algumas semanas era 5%, agora é 5,2%, ou seja, um leve aumento. Nas 120 cidades com 200 ou mais entrevistas realizadas na segunda fase da pesquisa, a proporção de pessoas com anticorpos, que significa que já tiveram ou têm o novo coronavírus, foi estimada em 2,8%, podendo variar de 2,6% a 3% pela margem de erro da pesquisa.

Esses dados já levam em consideração a taxa de falsos positivos e falsos negativos do teste rápido utilizado. Essas cidades, que incluem 26 das 27 capitais (exceto Curitiba), correspondem a 32,7% da população nacional, totalizando 68,6 milhões de pessoas, entre as quais 1,9 milhão estão ou já estiveram infectadas. No entanto, os resultados não devem ser extrapolados para todo o país pois vêm de cidades populosas, podendo ser diferentes em cidades pequenas ou áreas rurais.

Foto? divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.