sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SITUAÇÃO DE RÉU NÃO GERA INELEGIBILIDADE, ALEGA DEFESA DE BOLSONARO

Redação - 29/08/2018 15:17

 

A defesa do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não é possível a Justiça negar o registro de candidatura do deputado federal pela sua condição de réu. Para os advogados, se estaria “criando” um situação de inelegibilidade fora do âmbito legal, que “pode afetar todo o processo eleitoral”.

Na ação de representação, Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz destaca que o deputado federal é réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), por suposto crime de apologia ao estupro e injúria.

O advogado diz que réus em ação penal não podem ser candidatos à Presidência da República. Ele cita dispositivo da Constituição Federal, que prevê que o presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo STF.

A defesa também destaca que Bolsonaro é réu em ação cujos crimes não estão listados na Lei da Ficha Limpa. “Pelo que, mesmo que houvesse a condenação, restaria hígida a sua capacidade eleitoral passiva”, observam.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.