Os trabalhadores são contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender a lei que instituía o piso da categoria
Na manhã desta terça- feira (14), enfermeiros e técnicos de enfermagem de Salvador fizeram uma manifestação em prol do cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem já aprovado pelo Congresso. O protesto integra o dia de atos nacionais, convocados por entidades da categoria que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem (FNE). O ato causou impacto no trânsito da região, no sentido rodoviária e Centro da cidade.
O FNE também convocou uma paralisação nacional com duração de 24 horas. De acordo com a entidade, a convocatória é necessária para pressionar o governo a editar a medida provisória que garante o repasse dos fundos.
Os trabalhadores são contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a Lei nº 14.434/2022, que instituía o piso da categoria.
No ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso atendeu ao pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que entrou com uma ação que alegava não haver verba suficiente para arcar com os custos do valor do piso, o que poderia acarretar em demissões. Na época, outras mobilizações da categoria aconteceram em todo o país.
Na Bahia, além de Salvador, a categoria também realizou mobilizações de ruas nas cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Guanambi, Ubaitaba e Jequié.
Foto: Redes sociais