

O governo da Bahia marcou para o dia 11 de agosto, às 9h, a licitação que vai definir a empresa responsável pela construção do trecho do VLT de Salvador entre Santa Luzia, Baixa do Fiscal e a Estação Retiro do metrô. O novo cronograma foi divulgado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) após o adiamento do processo.
A sessão pública para abertura das propostas estava prevista inicialmente para 12 de junho, mas foi remarcada devido a uma atualização no edital da concorrência, segundo informou a CTB em publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (21).
A empresa ou consórcio vencedor ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, execução das obras civis, instalação dos sistemas operacionais e realização dos testes do modal.
O edital atualizado pode ser consultado no site da Companhia de Transportes do Estado da Bahia ou presencialmente na sede da companhia, localizada no Largo da Calçada, em Salvador.
Integração entre VLT e metrô no Retiro
A futura estação do VLT no Retiro será construída ao lado da estação da Linha 1 do metrô, permitindo integração direta entre os dois sistemas de transporte.
A conexão será feita por meio de uma passarela interna, permitindo que os passageiros façam a troca de modal a pé, sem necessidade de sair da área de integração. O sistema também contará com bilhetagem eletrônica unificada, possibilitando o pagamento de apenas uma tarifa dentro do período de integração.
Obras do VLT avançam em diferentes etapas
O Trecho 1, que liga Ilha de São João à Calçada, é o mais avançado da obra, com mais de 50% dos serviços concluídos. A expectativa é que o subtrecho entre Calçada e Lobato entre em fase de testes com passageiros entre os dias 15 e 16 de junho.
Já o Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, segue em fase intermediária, avançando em direção ao entroncamento com a BR-324.
O Trecho 3, que fará a ligação entre Águas Claras e Piatã, ainda está em fase inicial de implantação. As intervenções começaram a avançar para áreas urbanas após autorizações da prefeitura para obras na Avenida 29 de Março.
A previsão do governo estadual é concluir toda a malha integrada do VLT no primeiro semestre de 2028.
Foto: Thuane Maria/GOVBA