

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi aconselhado por interlocutores a adiar a indicação de um novo nome ao Supremo Tribunal Federal (STF), após a rejeição de Jorge Messias pelo Senado. A orientação é aguardar a redução das tensões políticas antes de retomar o processo.
Segundo relatos de reuniões realizadas na última semana com integrantes do Judiciário, Lula demonstrou irritação com a articulação que resultou na derrota do advogado-geral da União. Nos bastidores, o presidente teria chamado de “filhos da p.” os responsáveis pela movimentação contrária.
De acordo com as informações, Lula avalia que a articulação não partiu apenas do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e estende o descontentamento a outros atores políticos que, segundo ele, acompanharam o processo sem reagir.
Entre os nomes citados no contexto está o ministro da Justiça, Wellington César, que assumiu o cargo em janeiro após a saída de Ricardo Lewandowski. Ele teria sido alvo de críticas internas por uma atuação considerada discreta na defesa da indicação de Messias.
A expectativa no governo é de que a nova indicação ao STF seja feita em um cenário político mais favorável, para evitar novo revés no Senado.
Foto: Ricardo Stuckert / PR



